Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Inmet emite alerta de perigo potencial pela baixa umidade no DF

Distrito Federal está há 82 dias sem chuvas; condição favorece ocorrência de incêndios florestais e riscos à saúde

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Seca no DF
Seca no DF Seca no DF

O Distrito Federal tem registrado sucessivos dias de baixa umidade relativa do ar. Nesta quinta-feira (28), o índice deve chegar aos 30%. Por isso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) inseriu a região sob a classificação de estado de atenção.

Na sexta (29), a umidade pode cair a 20%. A condição favorece a ocorrência de incêndios florestais e problemas de saúde. De acordo com o monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), até 24 de julho, o DF registrou 79 focos de incêndios. O montante é 41% maior do que o computado por imagens de satélite no mesmo período do ano passado. 

Com isso, a recomendação é evitar a prática de exercícios físicos nas horas de maior incidência solar, umidificar os ambientes e beber líquidos em abundância. Uma massa de ar seco predomina sobre o Centro-Oeste, e impede a formação de nuvens.

A capital federal já está há 82 dias sem precipitações. "Principalmente neste fim de semana, as temperaturas sobem e a umidade cai mais ainda", avisa o meteorologista Cleber Souza. "Não há previsão de chuva".

A última vez que choveu no Distrito Federal foi em 6 de maio. O maior período de estiagem ocorreu em 1963, quando o hiato só foi interrompido após 163 dias.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.