Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itamaraty diz que 100 brasileiros deixaram Ucrânia e 80 querem sair

Números se referem a registrados na embaixada. Estimativa era de que 500 brasileiros viviam na Ucrânia antes da invasão russa

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Brasileiros deixam a capital da Ucrânia de trem, com auxílio da embaixada
Brasileiros deixam a capital da Ucrânia de trem, com auxílio da embaixada Brasileiros deixam a capital da Ucrânia de trem, com auxílio da embaixada

Cerca de 100 brasileiros saíram da Ucrânia até esta terça-feira (1º), informou o Itamaraty . O órgão diplomático anunciou que 80 cidadãos do Brasil estão no país com intenção de sair e outros 15 permanecem próximos à fronteira e devem deixar a região ao longo do dia.

Os números se referem apenas aos registrados em uma lista das embaixadas do Brasil. Ao todo, estima-se que 500 brasileiros viviam na Ucrânia antes dos conflitos com a Rússia.

“O GT - Brasileiros na Ucrânia e a Embaixada na Ucrânia seguem buscando localizar e contatar brasileiros ainda no país, com o apoio das demais embaixadas na região, com vistas a verificar a situação pessoal de todos, as condições de segurança nos locais onde estão abrigados e a possibilidade de eventual evacuação”, informou o Itamaraty, em nota.

Voluntários chamados pela embaixada auxiliam brasileiros em estações de trens de Lviv, local próximo à fronteira com a Polônia, e funcionários da Embaixada na Ucrânia dão apoio na estação de Chernivtski, perto da fronteira com a Romênia.

Publicidade

“Há ainda funcionários das embaixadas em Bucareste e em Varsóvia prestando apoio em localidades próximas à divisa com a Ucrânia, de modo a auxiliar o deslocamento seguro de brasileiros até as capitais daqueles países.”

Dois aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) seguem aguardando instruções para um possível resgate dos brasileiros. A ação chegou a ser descartada pelo Itamaraty, principalmente devido ao bloqueio das vias aéreas, mas voltou à fase de estudo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.