Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Jornalista Hélio Doyle vai assumir presidência da EBC

Doyle é um dos fundadores do PT no Distrito Federal e foi secretário de Rodrigo Rollemberg e Cristovam Buarque no GDF

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Hélio Doyle é professor da UnB
Hélio Doyle é professor da UnB Hélio Doyle é professor da UnB

O jornalista e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) Hélio Doyle vai presidir a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O convite partiu do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Doyle é um dos fundadores do PT no Distrito Federal e foi secretário dos ex-governadores Joaquim Roriz, Rodrigo Rollemberg e Cristovam Buarque no Governo do Distrito Federal.

A confirmação de Doyle à frente da estatal foi anunciada por Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, nesta quinta-feira (26) pelas redes sociais.

A nova direção da EBC será composta, ainda, por Antônia Pellegrino, Flávia Filipini, Nicole Briones e Jean Lima, atual presidente do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPE-DF), antiga Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). Jean confirmou ao R7 que aceitou o convite do governo. 

Publicidade

Leia também: Homem que hostilizou advogado de Lula em aeroporto é indiciado

Antônia, que é companheira de Marcelo Freixo, e Flávia integraram o grupo técnico de comunicação social da transição do governo Lula.

Publicidade

Perfil

Carioca, Hélio Marcos Prates Doyle é jornalista pela UnB, onde também concluiu o mestrado em comunicação e o doutorado em história das relações internacionais. Foi professor da instituição de 1985 a 2013, quando se aposentou.

Coordenou a campanha de Leandro Grass (PV) ao Governo do Distrito Federal em 2022, pela federação PT-PV-PCdoB. Grass terminou a eleição em 2º lugar, com 26,26% dos votos. Doyle presidiu o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal entre 1980 1986.

Publicidade

Leia também: Após 'exoneraço' promovido por Lula, ICMBio segue sem comando há duas semanas

Foi secretário nas gestões dos ex-governadores do DF Cristovam Buarque e Joaquim Roriz, além de ter chefiado a Casa Civil durante o governo de Rodrigo Rollemberg. Doyle candidatou-se, em 1986, a deputado federal constituinte e foi um dos fundadores do PT-DF.

EBC

No último dia 11, a jornalista Kariane Costa tomou posse como presidente interina da EBC. A ideia era que Kariane ficasse no cargo pelo menos até outubro deste ano, em processo de transição de gestão. Na ocasião, Rita Freire assumiu o Conselho Curador, que estava desativado e agora será retomado com a participação de entes da sociedade civil.

Em dezembro de 2022, a equipe de transição de Lula sugeriu a retirada da EBC do processo de privatização iniciado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em abril de 2021. O grupo pediu a anulação de resoluções ou decretos editados pelo governo anterior que incluíram as empresas no Programa de Parceria de Investimentos (PPI) ou no Plano Nacional de Desestatização (PND), o que permitiu a realização de estudos para a privatização das estatais.

A confirmação da retirada da EBC dos planos de desestatização foi aprovada por Lula no dia da posse. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.