Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Kim processa 17 pessoas que o acusaram de apologia do nazismo

Deputado federal afirma que não defendeu ideais nazistas e declara ser alvo de campanha difamatória nas redes sociais

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP)
O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP)

O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) anunciou a abertura de ações judiciais contra 17 pessoas e 4 veículos de comunicação que retrataram declarações dele em relação ao nazismo. O parlamentar afirma que é acusado falsamente de fazer apologia do nazismo. Entre as pessoas processadas está o ex-deputado Jean Wyllys.

Em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, Kim afirmou que está sendo alvo de "canceladores" e negou que tenha feito apologia do regime liderado por Adolf Hitler. Em um dos episódios do Flow Podcast, ao responder a uma pergunta feita pela deputada Tabata Amaral (PSB-SP), Kim afirmou que acha errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo.

Foram acionados judicialmente o deputado Ivan Valente (PSOL-SP), a filósofa Márcia Tiburi, o historiador Jones Manoel, o jornalista Palmério Dória, o youtuber Henry Bugalho e os administradores dos perfis Rosa Conservadora, Senhora Rivotril, Família Direita Brasil, Bolso Regrets, Jornalismo Wando, Thiago Brasil, Marcello Neves, Veronica do @vedaytos, Flávia Maynarte, Dilmãe Tá On e Sergio Amadeu.

Leia também

Kim também anunciou processos contra a Band News, The Intercept Brasil, Nexo Jornal e Blog da Cidadania. Em relação aos veículos de comunicação, ele pretende pedir direito de resposta e indenização.

Na Câmara, Kim é autor do projeto de lei 2.471/2021, que "revoga os crimes contra a honra, mantendo somente a injúria qualificada pelo uso de elemento racial ou referente à idade ou condição de pessoa com deficiência". Os crimes contra a honra envolvem calúnia, injúria e difamação, mecanismos usados pelo parlamentar nos processos que foram movidos contra os críticos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.