Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lei converte cargos vagos de técnico em analista do TJDFT

Exigência de curso superior como pré-requisito para técnicos judiciários foi vetada

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Mudança no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) não deve gerar aumento de gastos
Mudança no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) não deve gerar aumento de gastos Mudança no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) não deve gerar aumento de gastos

Foi sancionada a lei que transforma 196 cargos vagos das carreiras de auxiliar e técnico judiciário em 118 de analistas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Território (TJDFT). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (22).

O texto descreve que a mudança no quadro permanente do órgão ocorre "sem aumento de despesa" e entra em vigor imediatamente. O incremento será destinado, sobretudo, à área de tecnologia da informação. Foram vetados dois artigos do projeto que exigiam que os técnicos deveriam apresentar diploma de curso superior para assumirem os cargos. A exigência tinha sido incluída pelo Congresso no texto. 

Leia tambémTribunal de Justiça do DF economiza R$ 7,8 milhões com papel, água e energia em um ano

O projeto, de autoria do próprio TJDFT, tramitou no Congresso Nacional no ano passado antes de seguir para sanção. 

Publicidade

O tribunal justificou a mudança nos cargos com a alegação de que ela seria necessária em função da automação das atividades judiciárias, tendo em vista a digitalização dos processos, consultados agora pela via eletrônica. Com isso, a demanda por servidores nos gabinetes e na área de tecnologia da informação foi ampliada.

Em agosto, o site do TJDFT ficou cinco dias fora do ar depois de um ataque hacker ao datacenter da instituição. Diante da "atividade maliciosa", o expediente chegou a ser suspenso, e o Sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) estava indisponível.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.