Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lira volta a cobrar: 'O barril baixa e a Petrobras não reduz o preço?'

Presidente da Câmara diz que estatal precisa recuar da alta da semana passada diante da redução do preço do barril do petróleo

Brasília|Sarah Teófilo, do R7, em Brasília

Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados
Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), voltou a cobrar da Petrobras a redução do preço do combustível diante do recuo no valor do barril de petróleo. O preço do petróleo teve queda nas últimas terça e quarta-feira, mas valor voltou a ter alta nesta quinta-feira, com alta do barril tipo Brent, que passou a ser cotado acima de US$ 100.

"O barril sobe e a Petrobras aumenta. O barril baixa e a Petrobras não reduz o preço? É importante que a estatal recue o preço do aumento que deu porque o dólar está caindo e o barril está caindo, dois componentes que fazem parte da política de preços dos combustíveis", escreveu em sua página no Twitter nesta quinta-feira (17).

Na última quarta-feira, Lira já havia cobrado uma redução dos preços. "O barril baixou. O barril sobe, a gente aumenta, o barril baixa a gente não baixa? É importante que a Petrobras recue o preço do aumento que deu, porque o dólar está caindo e o barril está caindo. São os dois componentes que fazem a política de preço da Petrobras", disse.

O presidente ainda afirmou na última quarta-feira que o Projeto de Lei 1.472 - aprovado no Senado na semana passada que cria um auxílio-gasolina de até R$ 300 - está totalmente fora do radar. O texto também cria uma conta de estabilização para conter a oscilação do barril de petróleo no mercado internacional e evitar que as altas impactem os preços de derivados de petróleo e gás natural para o consumidor final.

"Nós vamos procurar responsabilidade fiscal. Eu acho que o subsídio amplo nos combustíveis atende a quem pode arcar com a inflação normal no mundo. A gente tem que privilegiar quem não pode [pagar pelos combustíveis]. Essa é a tese", ponderou. Lira defendeu a criação de um subsídio dirigido a determinadas categorias, como motoristas de aplicativos e taxistas - o que é, basicamente, a figura do auxílio-gasolina aprovado na Câmara.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.