Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Maioria do STF vota para tornar Jefferson réu por homofobia

Ex-deputado também é acusado de tentar obstruir o funcionamento das instituições democráticas

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

O ex-deputado federal Roberto Jefferson
O ex-deputado federal Roberto Jefferson O ex-deputado federal Roberto Jefferson

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou para aceitar denúncia oferecida pelo MPF (Ministério Público Federal) contra o ex-deputado Roberto Jefferson. Ele é acusado de fazer comentários homofóbicos e ameaçar as instituições.

Com isso, Jefferson vai responder por homofobia, calúnia e incitação ao crime de dano contra patrimônio público. Além disso, a ele são imputados crimes previstos na antiga Lei de Segurança Nacional.

Ele é acusado de "tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer dos poderes". O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, afirmou que o ex-parlamentar atuou fortemente para impedir o exercício do Poder Legislativo.

A Lei de Segurança Nacional foi revogada e substituída por outra, a de defesa do Estado Democrático de Direito. A lei anterior previa uma pena menor para os crimes dos quais Jefferson é acusado. A lei penal só pode retroagir para beneficiar o réu.

Publicidade

Dos 11 ministros do Supremo, Moraes, Gilmar Mendes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli e Cármen Lúcia já votaram para que a denúncia seja aceita. 

O julgamento ocorre no plenário virtual. O R7 tenta contato com a defesa de Roberto Jefferson.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.