Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministério de Minas e Energia pede inclusão da Petrobras em PPI

Qualificação da Petrobras no Programa de Parcerias de Investimentos é início de estudos para privatização da estatal

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida
O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida O ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida

O Ministério de Minas e Energia (MME) pediu a inclusão da Petrobras no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A ação, formalizada nesta segunda-feira (30) pela pasta ao Ministério da Economia, representa o início da fase de estudos para privatização da estatal.

O projeto de desestatização será organizado por um comitê interministerial a ser instituído entre os dois ministérios, de Paulo Guedes e Adolfo Sachsida. “A proposta é oportuna devido à conjuntura energética corrente, em face da situação geopolítica mundial, das discussões sobre o ritmo da transição energética e do realinhamento global dos investimentos”, informa o MME, em nota.

O Ministério de Minas e Energia ainda avalia o processo de privatização como “fundamental à atração de investimentos para o país e para a criação de um mercado plural, dinâmico e competitivo”, projetando que a desestatização pode promover “ganhos de eficiência no setor energético e uma vigorosa geração de empregos para os brasileiros”.

Sachsida entregou em 12 de março um documento a Guedes em que solicita formalmente a realização de estudos para a desestatização da Petrobras e do PPSA (Pré-Sal Petróleo). Na ocasião, ele caracterizou a privatização da Petrobras como a “libertação contra os monopólios”.

Adolfo Sachsida assumiu o MME neste mês, nomeado após a exoneração do ex-ministro Bento Albuquerque. Em comunicado, o governo informou que a saída de Albuquerque foi de "caráter pessoal" e a decisão foi tomada após reunião entre o ex-ministro e Bolsonaro de "forma consensual". A troca no comando aconteceu depois de a Petrobras anunciar mais um reajuste no preço do diesel para as distribuidoras.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.