Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministérios publicam nota conjunta lamentando falta de 'providências efetivas' após ataques contra Vini Jr.

Atleta foi vítima de gritos de 'macaco' por parte da torcida do Valencia e terminou expulso ao se revoltar contra o episódio

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Atleta brasileiro foi alvo de ataques neste domingo (21)
durante jogo válido pelo campeonato espanhol
Atleta brasileiro foi alvo de ataques neste domingo (21) durante jogo válido pelo campeonato espanhol Atleta brasileiro foi alvo de ataques neste domingo (21) durante jogo válido pelo campeonato espanhol

O governo brasileiro publicou nesta segunda-feira (22) uma nota conjunta entre cinco ministérios para repudiar os ataques racistas sofridos pelo atleta brasileiro Vinícius Júnior, craque da Seleção Brasilieira e do clube espanhol Real Madrid. No comunicado, as autoridades brasileiras lamentam a falta de "providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo" e solicitam ações por parte do governo e autoridades esportivas da Espanha. 

A nota é assinada pelos ministérios das Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esportes, Justiça e Direitos Humanos. O governo brasileiro "insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA, à Federação Espanhola e à Liga a aplicar as medidas cabíveis", diz o texto. 

Na Espanha, como apurou a reportagem, o embaixador Orlando Leite Ribeiro tem feito a forte pressão junto às autoridades governamentais e esportivas envolvidas.

A secretária-geral do MRE, Maria Laura da Rocha, também se pronunciou sobre o caso e disse que se trata mais do que "ignorância e maldade dos torcedores" que praticaram racismo.

Publicidade

"Espanta a persistência dos crimes que são cometidos contra o atleta brasileiro, contra todos os afrodescendentes e, sim, contra toda a humanidade, a cada cântico e a cada gesto racista lançado contra o jogador. Na partida, Vinícius Júnior levou um cartão vermelho, por não ter aguentado tudo aquilo. Lamento muitíssimo. O cartão vermelho deve ser dado ao racismo", disse a secretária-geral. 

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também informou a notificação oficialmente às autoridades espanholas para que seja aberta uma investigação sobre a La Liga. "Não dá para a gente ficar só na coisa do 'repudiamos' e em nota sem ação concreta. Agora, a gente vai para cima com o Ministério Público de lá para que eles sejam notificados e investigados", disse Anielle.

Publicidade

Leia a nota conjunta do governo federal na íntegra:

O governo brasileiro repudia, nos mais fortes termos, os ataques racistas que o atleta brasileiro Vinícius Júnior vem sofrendo reiteradamente na Espanha.

Publicidade

Tendo em conta a gravidade dos fatos e a ocorrência de mais um inadmissível episódio, em jogo realizado ontem, naquele país, o governo brasileiro lamenta profundamente que, até o momento, não tenham sido tomadas providências efetivas para prevenir e evitar a repetição desses atos de racismo. Insta as autoridades governamentais e esportivas da Espanha a tomarem as providências necessárias, a fim de punir os perpetradores e evitar a recorrência desses atos. Apela, igualmente, à FIFA, à Federação Espanhola e à Liga a aplicar as medidas cabíveis.

O governo brasileiro tem atuado em cooperação com o governo da Espanha para coibir, reprimir e promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e boas práticas para ampliar o acesso de pessoas afrodescendentes e imigrantes ao esporte com total intolerância a toda e qualquer prática discriminatória, com o apoio ao aperfeiçoamento das melhores práticas internacionais para promover a prevenção e o combate ao racismo, além de qualquer tipo de discriminação nas diferentes modalidades de esportes.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.