Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ministros anunciam em Recife ações a regiões afetadas por chuvas

Pernambuco teve ao menos 34 mortes desde quarta-feira e 1,3 mil estão desabrigados; Recife está entre áreas mais atingidas

Brasília|Do R7

Alagamento no Centro de Recife
Alagamento no Centro de Recife Alagamento no Centro de Recife

Quatro ministros chegam a Pernambuco na manhã deste domingo (29) para avaliar os danos causados pelas chuvas no estado e anunciar medidas de apoio e liberação de recursos. Pelo menos 34 pessoas morreram no estado desde quarta-feira, mais de 1,3 mil estão desabrigadas e não há estimativa oficial de desaparecidos.

Os ministros Daniel Ferreira (Desenvolvimento Regional), Marcelo Queiroga (Saúde), Carlos Brito (Turismo) e Ronaldo Bento (Cidadania) vão anunciar, às 10h, na Base Aérea de Recife, as medidas que o governo vai adotar para auxiliar o estado e as cidades mais afetadas. Eles ainda devem fazer um sobrevoo de helicóptero nas áreas mais atingidas na Região Metropolitana do Recife.

Alagamento na Zona Oeste do Recife após fortes chuvas na capital pernambucana neste sábado (28)
Alagamento na Zona Oeste do Recife após fortes chuvas na capital pernambucana neste sábado (28) Alagamento na Zona Oeste do Recife após fortes chuvas na capital pernambucana neste sábado (28)

A ida dos ministros atende a uma determinação do presidente Jair Bolsonaro. Neste sábado, Bolsonaro anunciou em suas redes sociais ter determinado ao ministro Daniel Ferreira o envio de equipes para prestar "o auxílio necessário" às regiões afetadas e o "monitoramento ininterrupto da situação".

Além dos ministros, uma equipe de técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil tambem chega ao estado neste domingo para prestar assistência aos municípios na elaboração de planos de trabalho, para agilizar o acesso a recursos do governo federal.

Publicidade

O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou ter R$ 1 bilhão disponível para ações de socorro, reconstrução de infraestrutura pública e restabelecimento de serviços.

Mau tempo continua neste domingo

As chuvas que atingem Pernambuco ao longo da semana devem continuar com intensidade forte na Região Metropolitana do Recife neste domingo. A previsão é da Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que nesse sábado (28) renovou alerta máximo de chuvas por um período de 24 horas.

Publicidade

Outras regiões do estado, como a Mata Norte, Agreste e Mata Sul, também poderão receber grande quantidade de chuva. O aviso metereológico dá conta de que a precipitação terá intensidade de moderada a forte. O sistema responsável pela precitipação acima da média na região, no entanto, está se deslocando para Alagoas, o que deverá reduzir a chuva em Pernambuco nos próximos dias.

Danos causados pelas chuvas

Na periferia da capital ocorreram as maiores perdas de vidas, com deslizamentos derrubando casas e soterrando pessoas em áreas de risco, que concentram 32 mil pessoas na região metropolitana. As chuvas afetaram os transportes, o comércio e até o aeroporto do Recife, que teve pistas alagadas. Várias ruas da capital foram tomadas pela água.

Publicidade
Momento em que encosta desliza e atinge casas no Recife
Momento em que encosta desliza e atinge casas no Recife Momento em que encosta desliza e atinge casas no Recife

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), determinou a abertura de escolas para a população desabrigada, e o governador Paulo Câmara decidiu antecipar a nomeação de 92 soldados do Corpo de Bombeiros para que eles ajudem nos trabalhos de resgate aos feridos, sobreviventes e nas buscas por pessoas soterradas. A posse estava prevista para o dia 6 de junho.

O governo do estado também solicitou pessoal, veículos, aeronaves, e demais equipamentos ao Comando Militar do Nordeste para ajudar nos trabalhos de apoio às vítimas e de logística.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.