Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moraes determina investigação sobre vazamento da quebra de sigilo de Mauro Cid

Ajudante de ordens do presidente da República é alvo de diligências abertas no Supremo

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Ministro do STF Alexandre de Moraes determina investigação sobre vazamento da quebra de sigilo de Mauro Cid
Ministro do STF Alexandre de Moraes determina investigação sobre vazamento da quebra de sigilo de Mauro Cid Ministro do STF Alexandre de Moraes determina investigação sobre vazamento da quebra de sigilo de Mauro Cid

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de investigação sobre o vazamento de informações da quebra de sigilo do tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro. As informações, que corriam sob sigilo na Polícia Federal, vieram à tona nesta semana.

VEJA COBERTURA COMPLETA DAS ELEIÇÕES 2022 NA PÁGINA ESPECIAL DO R7

A quebra de sigilo do militar ocorreu por causa de uma investigação em sigilo aberta no Supremo. Os investigadores identificaram transações bancárias suspeitas de Mauro Cid — entre elas, depósitos e saques relacionados a gastos do presidente.

Na decisão, o magistrado destaca que as informações foram postas sob sigilo, mas mesmo assim vazaram em reportagens publicadas na imprensa. A investigação determinada pelo ministro vão ocorrer por meio de um procedimento administrativo. Entre as diligências, Moraes determina que o delegado responsável pelo caso preste esclarecimentos.

Publicidade

Leia também: 'Apuração é transparente, auditável e fiscalizada', reafirma Moraes após visita de entidades ao TSE

"Expedição de ofício ao Delegado de Polícia Federal Flávio Alvarez Shor, autoridade policial designada para atuação na Pet 10.405/DF, para que preste as informações pertinentes acerca dos fatos noticiados, notadamente no que diz respeito ao acesso, no âmbito policial, às decisões proferidas nos autos da referida Pet e aos relatórios produzidos nos autos, bem como forneça os nomes de todos os policiais federais que têm conhecimento dos assuntos investigados na Pet mencionada", escreve o magistrado.

Em transmissão realizada pela internet, Bolsonaro chegou a acusar Moraes de vazar as informações. "Foi o Alexandre de Moraes que vazou. Não vem com papinho que foi a PF não, porque esse pessoal da PF, Alexandre de Moraes, come na sua mão, então foi você que vazou. Vazou para quê? Para criar um clima", acusou Bolsonaro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.