Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPDFT abre inquérito civil para cobrar danos ao patrimônio público

Investigação foi aberta para apurar responsabilidade civil após atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes no domingo (8)

Brasília|Do R7, em Brasília

Prédio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília
Prédio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília Prédio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou inquérito civil contra o Estado para “responsabilização civil por danos ao patrimônio público imaterial” após os atos de vandalismo no último domingo (8) nas sedes dos Três Poderes. A instauração do inquérito foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (11).

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) é a responsável pelo inquérito que vai apurar a responsabilidade civil do Distrito Federal, órgãos e agentes públicos distritais pelos danos causados após a invasão e depredação dos prédios públicos do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto. 

Segundo o MPDFT, a apuração vai delimitar se "a inação do Distrito Federal na gestão da segurança violou o direito difuso à eficiência na administração pública e causou dano moral coletivo e social, a partir de lesão grave, injusta e intolerável a valores e a interesses fundamentais da sociedade e ao regime democrático".

Para a apuração, a Prodep requisitará ao interventor federal no DF, Ricardo Cappelli, cópia de todos os documentos e protocolos de ações da Segurança Pública do DF em dezembro de 2022 e janeiro de 2023. Será requisitado, ainda, o envio de informações das presidências da República, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Supremo Tribunal Federal, sobre as providências para a garantia da segurança de prédios e autoridades no último domingo (8).

"Se confirmada ação ou omissão das autoridades do Distrito Federal em realizar o planejamento eficiente que garantisse a segurança e a ordem, os ocupantes dos cargos públicos poderão ser responsabilizados civilmente pelos danos ao patrimônio público imaterial, na forma do artigo 156 da Lei Orgânica do Distrito Federal", informa o MPDFT.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.