Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPDFT pede que instituições de idosos voltem com uso de máscara

Em ofício encaminhado aos espaços de permanência, órgão destacou os riscos de idosos ficarem sem máscara

Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília

Para MPDFT, funcionários e usuários devem usar máscara nas instituições que acolhem idosos
Para MPDFT, funcionários e usuários devem usar máscara nas instituições que acolhem idosos Para MPDFT, funcionários e usuários devem usar máscara nas instituições que acolhem idosos

O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) solicitou por meio de ofício que as instituições de longa permanência para idosos voltem com o uso de máscara. Documento encaminhado na última sexta-feira (11) alerta sobre os riscos do não uso de máscara em espaços fechados, especialmente para a população idosa. 

O pedido foi feito após a Projid (Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa) receber várias reclamações de instituições que acolhem os idosos depois da suspensão do uso de máscara por funcionários e usuários nesses locais

De acordo com a promotora de Justiça Máercia de Mello, o atual estágio da pandemia pode ainda oferecer um risco grande à vida dos idosos, apesar de o DF apresentar números de taxa de transmissão em queda. 

“Como a população idosa é a mais suscetível de vir a óbito, em decorrência da infecção por Covid-19, a flexibilização de medidas sanitárias, como a que recomenda o uso de máscaras, nesse estágio da pandemia, ainda representa um risco em potencial para a vida dessas pessoas, principalmente nos estabelecimentos que abrigam idosos”, disse.

Publicidade

No documento enviado às instituições, a promotoria ressaltou também que a liberação do uso de máscara no DF contraria recomendações do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Saúde.

O MPDFT lembrou ainda que a Gerência de Risco em Serviços de Saúde expediu uma nota técnica que orienta a manter o uso de máscara dentro dos estabelecimentos de saúde, por todos os profissionais e usuários. 

Publicidade

Ambientes fechados

Existem duas leis distritais em vigor no Distrito Federal que determinam o uso de máscara em ambientes fechados. A lei distrital n° 6.559, de 23 de abril de 2020, determina o uso de máscara por servidores e colaboradores, em especial aqueles que prestam atendimento ao público, dos estabelecimentos públicos, industriais, comerciais, bancários, rodoviários, metroviários e de transporte de passageiros nas modalidades pública e privada.

Já o decreto 6.571/2020 determina a utilização do item por motoristas e cobradores do transporte público coletivo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.