Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPF arquiva inquérito sobre pedaladas fiscais que basearam impeachment de Dilma

Em nota, a petista comentou o arquivamento: ' Demorou, mas a Justiça está sendo feita', disse a ex-presidente

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

MPF arquiva inquérito sobre pedaladas fiscais que basearam impeachment de Dilma
MPF arquiva inquérito sobre pedaladas fiscais que basearam impeachment de Dilma MPF arquiva inquérito sobre pedaladas fiscais que basearam impeachment de Dilma

O Ministério Público Federal (MPF) homologou, por unanimidade, o arquivamento do inquérito civil sobre as pedaladas fiscais que fundamentaram o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Em nota, a petista comentou o arquivamento: "A verdade veio à tona. Demorou, mas a Justiça está sendo feita", disse.

A 5ª Câmara de Coordenação e Revisão promoveu o arquivamento da ação, argumentando que "tanto o Tribunal de Contas da União (TCU) quanto a Corregedoria do Ministério da Economia afastaram a possibilidade de responsabilização dos agentes públicos, seja em virtude da constatação da boa-fé dos implicados, seja porquanto apenas procederam em conformidade com as práticas".

Leia mais: A dez dias do primeiro turno, FHC pede voto em defesa da democracia

O termo de liberação tem apenas três parágrafos. "Adoto as razões expostas na promoção de arquivamento para votar por sua homologação", diz a relatora Maria Iraneide Olinda Santoro Facchini.

Publicidade

Dessa forma, fica concluído o inquérito movido contra o ex-ministro Guido Mantega (Fazenda) na investigação sobre eventuais irregularidades em operações de crédito entre o Tesouro Nacional e bancos públicos, como BNDES e Caixa Econômica Federal, no ano de 2015.

As supostas pedaladas fiscais serviram de base para o impeachment de Dilma, em 2016. Na ocasião, o Senado Federal aprovou a medida por 61 votos a 20, e a Câmara dos Deputados por 367 votos a 137. A decisão de arquivamento ocorreu em 7 de fevereiro, mas veio à público nesta semana.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.