Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Não é patriota quem prega a violência', diz Bruno Dantas ao assumir presidência do TCU

Cerimônia de posse do ministro,  nesta quarta-feira (14), contou com a presença de Lula, Pacheco, Lira e Guedes

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Bruno Dantas, novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)
Bruno Dantas, novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU)

Empossado como novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) nesta quarta-feira (14), o ministro Bruno Dantas criticou quem "prega a violência e destrói o patrimônio público e privado" durante seu discurso.

Sem citar diretamente os atos de vandalismo da noite de segunda-feira (12), quando manifestantes depredaram a sede da Polícia Federal e queimaram carros e ônibus na área central de Brasília, Dantas disse que "não é patriota quem prega violência, quem destrói o patrimônio público ou privado, quem agride ou fere terceiros por diferenças ideológicas, quem se arma para derramar o sangue dos seus patrícios".

“Patriota é aquele que ama o seu país, patriota é quem busca fortalecer as instituições democráticas. Patriota é a parcela da sociedade brasileira que participou ativa e pacificamente para a recuperação da cidadania, vendo triunfar a democracia contra o arbítrio na promulgação da Constituição de 1988”, completou.

Mais cedo, antes da cerimônia de posse, o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB-MA), disse que houve avanços na identificação dos envolvidos no protesto. Segundo ele, os atos violentos não vão impactar a programação da posse Lula, em 1º de janeiro de 2023.

Continua após a publicidade

Em outro momento do discurso, Dantas comentou a situação social do país e o combate à fome e à pobreza, enfatizando que essas serão as prioridades de sua gestão.

"Conclamo esta Casa a declarar como prioridade, na agenda de prioridades, o exercício de nossas competências institucionais para acompanhar e alavancar as políticas públicas destinadas à redução de desigualdades sociais e econômicas", disse. 

Continua após a publicidade

Presenças ilustres

A cerimônia de posse de Dantas teve a participação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB); do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); além da presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, e do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.

Também compareceram os ministros do STF Roberto Barroso, Edson Fachin, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, bem como o atual ministro da Economia, Paulo Guedes. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central; e Carlos França, ministro das Relações Exteriores, estavam na cerimônia. O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado, mas não compareceu ao evento.

Continua após a publicidade

Dantas quebrou o protocolo ao colocar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na mesa de autoridades da cerimônia de posse. "Esse homem encarna o vigor das instituições brasileiras na defesa da democracia", disse. 

Leia também

Na mesma cerimônia, o ministro Vital do Rêgo foi empossado como vice-presidente e corregedor do TCU. Os ministros ficam no cargo por um ano, com a possibilidade de recondução por mais um. Eles assumem as cadeiras em 1º de janeiro.

Perfil

Aos 44 anos, Dantas é um dos ministros mais jovens a ocupar uma cadeira no TCU. Natural de Salvador (BA), chegou a Brasília aos 19 anos. Foi na capital federal que ele concluiu a graduação em direito e iniciou sua carreira na área pública como servidor concursado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e foi consultor legislativo do Senado por 11 anos.

Desde 2014, integra o quadro de ministros do TCU e atuou em assuntos como as recentes auditorias no processo eleitoral brasileiro. A atuação do ministro foi fundamental para tranquilizar os eleitores e frear a disseminação de fake news sobre o pleito e as urnas eletrônicas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.