Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova data prevista para Lula ir à China é 11 de abril

Presidente cancelou viagem que faria ao país asiático após ter sido diagnosticado com pneumonia e influenza A

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil

Após ter cancelado sua ida à China por causa do diagnóstico de pneumonia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve viajar para o país asiático em 11 de abril. A informação foi confirmada por fontes que têm conhecimento da negociação.

O presidente foi diagnosticado na última quinta-feira (23) com uma broncopneumonia causada por uma bactéria e pelo vírus Influenza A. Desde então, tem despachado no Palácio da Alvorada.

A expectativa era de que Lula retornasse ao Palácio do Planalto nesta quarta-feira (29), segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Paulo Pimenta. No entanto, o petista segue no Alvorada.

Após o cancelamento da viagem à China, o Ministério das Relações Exteriores chinês confirmou, em entrevista coletiva, que foi informado pelo governo Lula da decisão de postergar a visita de Estado e desejou pronta recuperação. "Compreendemos e respeitamos essa decisão", disse um porta-voz da Chancelaria chinesa. "Seguiremos em contato com o lado brasileiro sobre a visita."

Publicidade

Integrantes do governo e empresários do agronegócio brasileiro sugeriram que Lula viajasse em maio, por volta do dia 18, para aproveitar uma feira de alimentação local, a Sial, que costuma ter a presença de Xi Jinping, presidente chinês.

Lula poderia emendar a visita à China com a ida à cúpula do G7, no Japão. No entanto, diplomatas avaliaram potenciais sensibilidades chinesas e a disponibilidade na agenda do presidente do país.

Agora, a data analisada é 11 de abril — o governo ainda não bateu o martelo. Lula deve convidar novamente os presidentes do Legislativo, ministros e parlamentares para se juntarem à comitiva brasileira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.