Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Ordem foi restabelecida', afirma secretário de Segurança do DF após protestos em Brasília

Delegado Júlio Danilo fez anúncio no fim da noite desta segunda-feira (12), em Brasília, e afirmou que policiais continuam nas ruas

Brasília|Do R7, em Brasília

Flávio Dino, Júlio Danilo e Andrei Rodrigues durante pronunciamento nesta segunda (12)
Flávio Dino, Júlio Danilo e Andrei Rodrigues durante pronunciamento nesta segunda (12) Flávio Dino, Júlio Danilo e Andrei Rodrigues durante pronunciamento nesta segunda (12)

O secretário de Segurança do Distrito Federal, delegado Júlio Danilo, afirmou no fim da noite desta segunda-feira (12) que "a ordem foi restabelecida e que a polícia continua na rua", em Brasília, após atos de vandalismo registrados na capital federal.

"Todo aquele que cometeu crime, os crimes que foram cometidos serão apurados, e os responsáveis serão responsabilizados. A gente segue com essa tranquilidade de manter o planejamento. Estamos em constante contato com a equipe de transição, com a equipe de segurança", afirmou o secretário.

Confira abaixo imagens dos protestos em Brasília:

" gallery_id="6397c0fe4b4955400b002cf7" url_iframe_gallery="noticias.r7.com/brasilia/ordem-foi-restabelecida-afirma-secretario-de-seguranca-do-df-apos-protestos-em-brasilia-13122022"]

Publicidade

Por volta de 20h40, manifestantes tentaram invadir a sede da Polícia Federal na Asa Norte, bairro da região central de Brasília, na noite desta segunda, e atearam fogo aos carros estacionados no Setor Hoteleiro Norte.

O ato foi organizado em protesto à prisão do cacique Tserere, um líder indígena que questiona o resultado das eleições deste ano. Os protestos foram registrados em outros locais da capital, como a Torre de TV e o shopping Conjunto Nacional.

Publicidade

O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), afirmou que a segurança do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não foi comprometida. Ao R7, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse que mandou reforçar a segurança na região. Policiais foram acionados para intensificar o policiamento no hotel onde Lula está hospedado.

Ministro da Justiça

Mais cedo, o ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que a situação dos protestos em Brasília está se "normalizando". Em postagem nas redes sociais às 23h08 desta segunda-feira (12), Torres disse que, desde o início das manifestações, a pasta manteve contato com a Secretária de Segurança do DF.

Publicidade

"Tudo será apurado e esclarecido", escreveu. "Nada justifica as cenas lamentáveis que vimos no centro de Brasília. A capital federal tradicionalmente é palco de manifestações pacíficas e ordeiras. E seguirá sendo!", disse.

Delegacia fechada

A 5ª Delegacia de Polícia, que fica a cerca de 800 metros da sede da Polícia Federal, foi fechada, e o registro de ocorrências foi suspenso. Os agentes acionaram a Divisão de Operações Especiais para proteger a unidade, que só pode ser acessada mediante autorização do delegado.

'Reprimir a violência'

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), considerou "absurdos os atos de vandalismo registrados" em Brasília. Para o senador, as manifestações "só servem para acirrar o cenário de intolerância que impregnou parte da campanha eleitoral que se encerrou".

Para Pacheco, "as forças públicas de segurança devem agir".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.