Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pacheco assume Presidência da República nesta sexta

Senador ocupa cargo porque Bolsonaro está em viagem, assim como os próximos nomes na sucessão, Mourão e Arthur Lira

Brasília|Victória Olímpio, Do R7, em Brasília

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assume a Presidência da República nesta sexta-feira (6). Ele ocupa o cargo por ser o próximo na sucessão presidencial, já que o chefe do Executivo, Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), estão em viagem ao exterior.

Pelos próximos dias, Pacheco se torna responsável pelas decisões do Executivo. Bolsonaro vai a Georgetown, na Guiana, para se reunir com o presidente do país, Mohamed Irlaan Ali. Os mandatários vão discutir a atualização da tabela de produtos com benefícios tarifários para a importação, que já foi firmada entre os países.

Mourão visita Montevidéu, no Uruguai, e deve retornar ao Brasil neste sábado (7). Lira viaja para Nova York, nos Estados Unidos. As regras eleitorais não permitem que ambos assumam a Presidência da República neste momento, seis meses antes do pleito eleitoral, uma vez que são candidatos. Se assumirem a cadeira presidencial, Mourão e Lira poderão disputar apenas o Palácio do Planalto. O atual vice vai disputar o Senado pelo Rio Grande do Sul, e o presidente da Câmara, a reeleição como deputado federal.

Nesta quinta-feira (5), Pacheco disse que o Congresso deve derrubar o veto do presidente Bolsonaro ao projeto de lei que criaria a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e autorizaria o repasse de R$ 3 bilhões anuais para aplicação em atividades culturais.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.