Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF instaura inquérito sobre mudança na cor das águas no Pará

Polícia Federal enviou peritos à região e pretende fazer sobrevoo na área nesta segunda-feira (24) 

Brasília|Do R7, em Brasília

Polícia Federal quer descobrir motivo da água turva em diferentes pontos do rio Tapajós
Polícia Federal quer descobrir motivo da água turva em diferentes pontos do rio Tapajós Polícia Federal quer descobrir motivo da água turva em diferentes pontos do rio Tapajós

A Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar os motivos da alteração na tonalidade das águas no rio Tapajós, que passa pelo distrito de Alter do Chão, no Pará. A investigação foi aberta na última quinta-feira (20). Os peritos da PF vão colher amostras da água turva em diferentes pontos do rio para posterior análise e laudo pericial.

A PF enviou peritos à região e pretende fazer um sobrevoo na área nesta segunda-feira (24). A fiscalização aérea será realizada com duas aeronaves do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), que chegaram ao local neste domingo (23). A vistoria visa analisar, entre outras questões, a extensão da mancha que está ocasionando a mudança da coloração do rio Tapajós.

Integram a comitiva a Polícia Federal, o ICMBio, representantes do Ministério Público, técnicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e pesquisadores da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará).

Cooperação integrada

Técnicos do Ibama e da Semas (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará) iniciaram, na última quarta-feira (19), uma inspeção de emergência no rio Tapajós. Amostras foram coletadas e encaminhadas para análise após a água apresentar coloração turva – não característica na região. A coleta contou ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros do Pará.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.