Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PGR cobra governo Bolsonaro por decreto sobre proteção a cavernas

Decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro é criticado por especialistas por abrir mais brechas para exploração comercial 

Brasília|

MPF pediu fundamentos do decreto a ministros do Meio Ambiente e de Minas e Energia
MPF pediu fundamentos do decreto a ministros do Meio Ambiente e de Minas e Energia MPF pediu fundamentos do decreto a ministros do Meio Ambiente e de Minas e Energia

A Procuradoria-Geral da República oficiou os ministros do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque, além do advogado-geral da União, Bruno Bianco Leal, para cobrar informações sobre o decreto que altera as regras de proteção de cavernas, autorizando intervenções para obras e empreendimentos considerados de utilidade pública. A medida é criticada por especialistas, que apontam risco de destruição de centenas de grutas e de milhares de espécies que vivem nas mesmas — além do risco de novas epidemias e pandemias.

Aos ministérios, a procuradoria pediu o histórico normativo do tema, incluindo alterações em 1990, 2008 e 2022, com as razões que levaram às mudanças e a avaliação dos resultados e dos impactos das mesmas. À AGU, o Ministério Público Federal requisitou "considerações preliminares sobre a constitucionalidade" do decreto.

Segundo o MPF, as informações serão analisadas pela assessoria constitucional do gabinete do procurador-geral da República, Augusto Aras, com o objetivo de subsidiar atuação perante o Supremo Tribunal Federal no caso. O partido Rede Sustentabilidade já acionou a corte máxima e pede a suspensão imediata do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, classificando-o de "retrocesso ambiental".

Ainda de acordo com a procuradoria, os ofícios foram assinados na segunda-feira (17). Em tal data, a Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal oficiou Aras e a Procuradoria da República no Distrito Federal para que fosse avaliada a adoção de providências contra a norma na Justiça.

Publicidade

A Procuradoria da República no Distrito Federal já instaurou inquérito civil sobre o assunto para analisar a possibilidade de questionar o decreto em primeira instância.

Segundo a Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal, o decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro reduz a proteção das cavernas brasileiras, permite a destruição de cavidades consideradas relevantes e ameaça áreas intocadas. De acordo com o grupo, a norma não observou princípios constitucionais como o da vedação ao retrocesso ambiental.

Publicidade

“Deparamos com uma regulamentação que fragiliza ainda mais o sistema de proteção do patrimônio espeleológico, podendo ocasionar sua drástica redução, com prejuízos graves à União e a todos os titulares do direito ao patrimônio natural", afirmou a subprocuradora-geral da República Julieta Albuquerque em documento remetido à PGR e ao MPF-DF.

A PGR informou que o tema do decreto é objeto de análise do Ministério Público Federal desde o ano passado, indicando ainda que foram feitas reuniões entre representantes do MME (Ministério de Minas e Energia) e das Câmaras de Coordenação e Revisão ligadas ao assunto. Lembrando que o país conta com cerca de 30 mil cavidades subterrâneas, com características diversas, Aras afirmou que “a adequada proteção desse patrimônio demanda análises e ações complexas".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.