Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia prende homem suspeito de aplicar golpe do cartão virtual falso

Sistema simulava pagamento por aproximação e fazia maquininha emitir comprovante; é o primeiro caso registrado no DF e no país

Brasília|Carolina Rabelo, da Record TV, e Marcela Cunha*, do R7, em Brasília

Multidão na Feira dos Importados do SIA, no DF
Multidão na Feira dos Importados do SIA, no DF Multidão na Feira dos Importados do SIA, no DF

O homem suspeito de aplicar golpes contra comerciantes da Feira dos Importados, no SIA, usou um cartão virtual falso capaz de emitir comprovante de pagamento. Esse tipo de fraude ainda não tinha sido registrada no país. O golpe foi motivo de tumulto na sexta-feira (21), quando lojistas tentaram linchar o suspeito de estelionato.

De acordo com o delegado que investiga o caso, Douglas Fernandes, o suspeito estava tentando realizar o golpe do cartão falso, em que dizia pagar a compra pelo cartão virtual pelo celular. A loja disponibilizava a maquininha, colocava o valor e o indivíduo aproximava o celular e a transição era autorizada, mas não existia cartão. Ele estava usando um sistema que fazia com que ao aproximar o celular da maquininha, a compra era autorizada, mas a loja não recebia o valor.

O caso está sendo investigado e, segundo o delegado da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos, Giancarlos Zuliani, essa é a primeira vez que esse golpe foi registrado no Distrito Federal e no Brasil. A perícia está sendo realizada tanto no aplicativo que é usado para fazer o pagamento falso quanto nas maquininhas de cartão que emitem o recibo.

O golpe

Segundo o especialista em segurança cibernética, Alex Rabelo, o golpista simulou uma transição bancária. “Eles fizeram um programa que simula um cartão e emite o sinal para máquina. O programa não envia todo o comando, só para imprimir o comprovante”.

Publicidade

O programa utilizado envia parte da comunicação para a máquina de cartão processar, ela recebe essas informações e imprime o papel, ou seja, não chega a informar e nem se conectar com o banco para realizar a operação.

A confusão foi registrada por pessoas que presenciaram o caso. Nas imagens obtidas pela Record TV é possível ver centenas de pessoas em volta do suspeito. Em alguns momentos, ele chega a ser agredido, mas logo é protegido pelos seguranças.

Publicidade

O homem foi preso em flagrante e passou por audiência de custódia. O suspeito vai responder o caso em liberdade. O prejuízo, de acordo com o delegado, foi de R$ 4 mil. Um lojista também foi encaminhado à delegacia por incentivar o linchamento, mas foi liberado.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.