Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Praça dos 3 Poderes terá telescópio para observação da 'Lua de Sangue'

Público poderá usar equipamento disponibilizado pelo Clube de Astronomia de Brasília para observar fenômeno no céu

Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Próximo eclipse lunar totalmente visível do Brasil só acontece em 2025
Próximo eclipse lunar totalmente visível do Brasil só acontece em 2025 Próximo eclipse lunar totalmente visível do Brasil só acontece em 2025

Curiosos da astronomia vão poder observar em detalhes o eclipse lunar total, conhecido como "Lua de Sangue", com o auxílio de telescópios neste domingo (15) na Praça dos Três Poderes. O evento gratuito é organizado pelo Clube de Astronomia de Brasília (CAsB) e vai até as 2h da madrugada de segunda (16). 

Esse eclipse lunar é especial porque, além de ser um eclipse total da lua, será totalmente visível do Brasil. Ainda está previsto um outro eclipse lunar, em novembro, mas ocorrerá durante o dia e, por isso, não será visível no país. O próximo eclipse lunar total durante a noite, e totalmente visível do Brasil, acontecerá só em 2025.

Leia também: 'Lua de Sangue': eclipse lunar total poderá ser visto no Brasil neste final de semana

"A partir das 23h as pessoas que estiverem por lá poderão fazer filas nos telescópios para poder observarem a lua através deles. Serão usados os telescópios do Clube de Astronomia de Brasília, que variam em tipo, modelo e tamanhos, por exemplo telescópios dobsonianos, newtonianos, refratores Schmidt-Cassegrain", detalha o presidente do CAsB, Mateus Félix.

Publicidade

"Hoje é muito importante pra mim que a sociedade tenha essa oportunidade de poder olhar para o céu por um telescópio pela primeira vez e se apaixonar pelas estrelas. O CAsB tem a função social de divulgação científica e a emocional de fazer as pessoas se apaixonarem pelo universo", diz Félix. O evento durará pouco mais de três horas, encerrando-se às 2h55.

'Lua de Sangue'

O satélite natural da Terra não ficará totalmente escuro durante o eclipse deste fim de semana. Langhi conta que quando a luz do Sol bate na Terra, a maior parte da luz é bloqueada, por isso que uma sombra atrás do planeta é formada. Porém, a atmosfera, que é uma camada fina de gases na superfície do planeta, permite a passagem de parte da luz.

“Os gases da atmosfera desviam a luz do Sol para dentro do cone de sombra, então existe um pouquinho de luz solar entrando e, por isso, o eclipse não deixa a Lua ficar totalmente escura, ela fica avermelhada”, explica o astrônomo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.