Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prazo para pagar 1ª parcela ou cota única do IPTU começa nesta segunda no DF

Imposto poderá ser pago em seis parcelas e desconto da cota única será de 10%; veja as alíquotas e prazos para imóveis no DF

Brasília|Victória Olímpio, Do R7, em Brasília

Nesta segunda-feira (16) começa o prazo para pagamento da primeira parcela e da cota única do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) 2022 no Distrito Federal. Neste ano, o imposto poderá ser pago em até seis cotas em vez de quatro, como no ano anterior. A cota única também teve mudanças. O desconto passa de 5% para 10%.

Nesta segunda-feira, vence a primeira parcela para imóveis com final de inscrição 1 e 2. A Secretaria de Economia alertou que aqueles que não receberam o boleto em casa pelos Correios podem emitir o documento pelo site da Receita Federal. Para isso, é necessário colocar apenas a inscrição do imóvel.

Calendário de vencimento do IPTU
Calendário de vencimento do IPTU Calendário de vencimento do IPTU

A alíquota do imposto continua a mesma: 0,30% para imóveis residenciais edificados; 1% para imóveis não residenciais edificado e para imóveisresidenciais com alvará de construção. Para terrenos sem edificações, ou com edificações em construção ou demolição, condenadas ou em ruínas, a alíquota é de 3%.

Ao todo, 554.965 contribuintes devem pagar o IPTU no DF. A secretaria estima uma arrecadação de R$ 222.764.192,39 com a primeira cota do imposto. A expectativa é maior em relação aos valores de 2021, quando foram arrecadados R$ 132.690.115,81 com a primeira parcela.

Leia também

Os contribuintes que tiverem débitos com o GDF podem procurar a Receita do DF pelo site ou nas agências de atendimento para regularizar as pendências à vista ou por parcelamento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.