Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Programa oferece desconto de até 65% na conta de luz para famílias de baixa renda do DF

Inscritos em cadastro do governo federal e que são titulares das contas podem solicitar benefício; veja como obter a redução

Brasília|Lucas Nanini, do R7, em Brasília

luz, conta de luz, preço, energia, conta
luz, conta de luz, preço, energia, conta luz, conta de luz, preço, energia, conta

Famílias do Distrito Federal inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) podem obter desconto de até 65% na conta de energia elétrica. A TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) da Neoenergia Brasília é um benefício destinado aos titulares da conta de luz. Quem se encaixa nos critérios e ainda não tem o abatimento no valor da fatura precisa se cadastrar junto à concessionária.

Segundo a Neoenergia, 48 mil pessoas estão inscritas na Tarifa Social atualmente. Em maio de 2021, dois meses após a empresa assumir a gestão da energia no DF, eram 13 mil. A empresa informou que realizou campanhas e ações para que os potenciais beneficiários regularizassem a situação e se tornassem aptos a receber o desconto.

Entre os novos beneficiários da TSEE estão os clientes que tiveram a energia regularizada pelo programa “Energia Cidadã”, alinhado ao programa “Energia Legal” do GDF. Em 2021, 28 mil famílias legalizaram a situação.

O benefício da TSEE foi criado pelo governo federal para famílias de baixa renda. Os descontos variam de acordo com o consumo da localidade. Para indígenas e quilombolas o abatimento pode chegar a 100%, conforme previsto em lei.

Continua após a publicidade

Pessoas cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada), que possuem o NB (Número do Benefício, também podem requerer o desconto pela Tarifa Social. O mesmo vale para famílias de baixa renda que pagam aluguel ou moram em imóvel cedido – quando a conta de energia está em nome do proprietário do imóvel.

Nesse caso, é preciso entrar em contato pelos canais de atendimento da Neoenergia e informar que não é o titular da conta, mas reside na casa ou apartamento. Para o cadastro, é necessário informar o CPF, RG e a data de nascimento. Caso o beneficiário deixe a residência, é importante atualizar o cadastro e solicitar a mudança dos dados para os da nova moradia.

Continua após a publicidade
Linhas de alta tensão em Brasília
Linhas de alta tensão em Brasília Linhas de alta tensão em Brasília

Mudança no cadastro

Quem está inscrito no CadÚnico, mas não consta como titular da conta precisa solicitar a atualização . Na página da Neoenergia na internet, a alteração pode ser feita no menu “Atendimento/Tarefa Social”. Segundo a concessionária, esse é o caso de muitas famílias, que têm o direito ao desconto, mas não estão regulares para recebê-lo.

“É fundamental que aqueles cujas famílias recebem algum benefício do governo federal, mas não são titulares da conta de energia, entrem em contato com a gente pelo 116 ou acessem o nosso site e busquem informações de como solicitar a inscrição”, afirma o diretor-superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia, Gustavo Álvares.

Continua após a publicidade

Após a confirmação dos dados, pelo site ou pelo 116, a empresa dá prazo de cinco dias úteis para a consolidação do benefício. O cliente passa a ter direito ao desconto na próxima fatura.

Leia também

Negociação de débitos

Segundo a Neoenergia, o abatimento no valor da conta de famílias carentes ajuda a reduzir a inadimplência junto à concessionária. A empresa também disponibiliza um portal para negociação das dívidas, para quem tem faturas em atraso – o endereço é neobrasilia.negocieonline.com.br, que funciona 24 horas por dia e permite renegociação em diversas condições, de acordo com perfil do cliente.

Quem possui uma conta em atraso pode quitar o débito à vista ou parcelar em até 11 vezes, com entrada mínima de 20% do total. O valor será acrescido na própria fatura. Consumidores com mais de duas contas vencidas podem negociar o parcelamento diretamente pelo portal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.