Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto prevê plantio de 1,6 mil árvores nativas em parque do DF

Ação no Parque dos Pioneiros, na Candangolândia, tem objetivo de recuperar áreas degradadas e conservar nascente de córregos

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

O projeto começou com o plantio de 100 mudas nessa segunda-feira (6)
O projeto começou com o plantio de 100 mudas nessa segunda-feira (6) O projeto começou com o plantio de 100 mudas nessa segunda-feira (6)

Mudas de árvores nativas do Cerrado começaram a ser plantadas no Parque Ecológico dos Pioneiros, na Candangolândia, no Distrito Federal, na última segunda-feira (6). A etapa de inauguração do projeto foi realizada na região do Morro das Orações, com o plantio de 100 árvores. Ao todo, serão 1,6 mil unidades.

A ação visa a recuperar a longo prazo áreas degradadas e conservar a nascente dos córregos Guará e Riacho Fundo. A previsão é de que todas as mudas sejam assentadas em quatro anos.

A expectativa é de que a nova vegetação cubra uma área de 4.800m² do Parque dos Pioneiros. Isso equivale a pouco mais de quatro campos de futebol. São 20 espécies nativas do Cerrado, como aroeira, umburana, cedro, jenipapo, e outros 16 modelos. As mudas foram doadas pelo Jardim Botânico, as administrações regionais do Lago Norte e Park Way e a Secretaria de Agricultura.

A administração da Candangolândia iniciou o projeto em setembro, com a preparação do solo e a limpeza do terreno. A Comdema (Comissão de Defesa do Meio Ambiente), o Instituto Brasília Ambiental e a Comissão de Defesa do Meio Ambiente de Candangolândia integram o grupo de trabalho, que estuda a região, as estratégias de plantio e os impactos no ambiente.

Publicidade
Serão plantadas mudas de 20 espécies nativas do Cerrado, durante o período chuvoso
Serão plantadas mudas de 20 espécies nativas do Cerrado, durante o período chuvoso Serão plantadas mudas de 20 espécies nativas do Cerrado, durante o período chuvoso

A administração da Candangolândia acredita que o impacto será grande, não apenas para a população, mas principalmente para a fauna e a flora. A Comdema informou que animais da região passarão a frequentar o parque ecológico, possibilitando que haja cruzamento e fluxo gênico entre bichos de outros parques.

As quatro etapas serão realizadas sempre em estações chuvosas. A população da região está sendo conscientizada sobre a importância do projeto e o uso sustentável dos recursos naturais.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.