Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reforma tributária é o 'grande desafio' da legislatura, afirma vice-presidente da Câmara

Segundo Marcos Pereira (Republicanos-SP), o Congresso precisa avançar nessa pauta; governo deve enviar texto até abril

Brasília|Do R7, em Brasília

O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP)
O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP)

O vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-SP), acredita que a reforma tributária vai ser o principal desafio do início da nova legislatura. "É a mãe de todas as reformas. Nosso grande desafio será colaborar para o avanço dessa proposição”, disse, em entrevista à Rádio Câmara.

Pereira disse que há clima para aprovação da reforma porque há cooperação entre o governo federal e os presidentes da Câmara e do Senado. "Já estão acontecendo algumas reuniões, e nós precisamos avançar nesta pauta", completou. 

A ideia do governo federal é usar o trabalho acumulado da PEC 45/2019, que está na Câmara dos Deputados, e da PEC 110/2019, que está no Senado, para construir uma proposta madura para ser aprovada no Congresso. O texto deve ser enviado em duas fases: a primeira parte até abril, e a segunda, no segundo semestre do ano.

Comissões da Câmara

Marcos Pereira também afirmou que o trabalho na Casa deve ser oxigenado com a criação de cinco comissões permanentes, o que vai facilitar a aprovação da reforma tributária. Nessa quarta-feira (8), o plenário aprovou um projeto de lei que transforma cinco comissões em dez. Com o incremento, a Câmara passou de 25 para 30 comissões. A previsão é de que, na próxima semana, os partidos discutam internamente quais comissões devem ocupar. A instalação das comissões fica para depois do Carnaval.

"Nosso esforço é para que haja harmonização nas escolhas das comissões. Sempre há disputas e sempre podem acontecer insatisfações de um ou de outro. Penso que teremos uma harmonia absoluta, mas não uma unanimidade", afirmou o vice-presidente da Casa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.