Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba quem estará nas comitivas de Bolsonaro e de Lula na COP27

Representante do Brasil, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, chegará ao Egito no dia 15; Lula participará nos dias 16 e 17

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

COP-27: conheça as comitivas de Lula e de Bolsonaro para o evento
COP-27: conheça as comitivas de Lula e de Bolsonaro para o evento COP-27: conheça as comitivas de Lula e de Bolsonaro para o evento

O Brasil será representado na 27ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP27) por membros tanto do governo Jair Bolsonaro (PL) quanto do grupo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O evento, que começou no último domingo (6) e vai até o dia 18, no Egito, conta com a participação de mais de cem chefes de Estado.

A delegação brasileira será chefiada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, que chegará ao Egito na próxima terça-feira (15). O governo Bolsonaro também será representado pelo Ministério das Relações Exteriores, com os embaixadores Paulino Franco de Carvalho Neto (Assuntos Multilaterais Políticos) e Leonardo Cleaver de Athayde (Departamento de Desenvolvimento Sustentável).

As conversas centrais da conferência serão guiadas pelos debates sobre o novo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), que analisa as vulnerabilidades, capacidades e limites da sociedade para se adaptar às transformações climatológicas.

Durante o evento, o Brasil deve mostrar o potencial de geração de energias verdes — atualmente, o país conta com 84% de sua matriz de energia elétrica de fontes renováveis. Além disso, deve apresentar as políticas públicas que incentivam a medida, como uma portaria interministerial sobre exploração das eólicas marinhas.

Publicidade

O encontro entre os líderes de mais de 190 países ocorre em um contexto de guerra na Ucrânia, provocada pela Rússia, de críticas de ativistas à conferência e de alertas feitos por especialistas sobre a necessidade de cumprir acordos firmados no passado.

Equipe de Lula

Mesmo antes de assumir o mandato, Lula aceitou o convite para participar do evento. O presidente eleito marcará presença na COP27 nos dias 16 e 17 de novembro. Além do petista, vão os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL) e a deputada federal eleita por São Paulo Marina Silva.

Publicidade

O convite foi feito pelo Consórcio de Governadores da Amazônia Legal. No evento, a expectativa é que Lula, diante de líderes mundiais, reforce seu compromisso com a agenda ambiental.

Entre os cotados para assumir a pasta de Meio Ambiente na terceira gestão do presidente eleito estão Randolfe Rodrigues e Marina Silva.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.