Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sandro Avelar é anunciado secretário de Segurança Pública do DF

Celina Leão, governadora em exercício, confirmou o delegado, ex-número 2 da PF, na chefia da pasta

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

Delegado da PF, Sandro Avelar é o novo secretário de Segurança Pública do DF
Delegado da PF, Sandro Avelar é o novo secretário de Segurança Pública do DF Delegado da PF, Sandro Avelar é o novo secretário de Segurança Pública do DF

A governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), confirmou, na tarde desta quarta-feira (25), que a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) será chefiada pelo delegado da Polícia Federal Sandro Torres Avelar.

"É o nome com pré-requisitos para este momento muito difícil da nossa democracia", disse Celina. A governadora em exercício explicou a necessidade do anúncio e da transição entre as gestões, para o novo secretário estar por dentro do planejamento da segurança do dia 1º de fevereiro, quando ocorrerão a posse dos parlamentares do Congresso Nacional, a eleição das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado e o retorno dos trabalhos do Judiciário. 

Ele vai assumir o cargo em fevereiro depois do fim da intervenção federal na área. O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, comanda as operações da SSP-DF desde as falhas nas corporações em 8 de janeiro, quando extremistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. "Recebi o convite com honra e com a missão de trazer o espírito colaborativo e de integração. Somar esforços para ajudar o DF e o país neste momento", afirmou Avelar. 

Segundo Cappelli, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Rosa Weber, pediram atenção especial na segurança para o dia da posse dos parlamentares no Congresso. De acordo com o interventor, o planejamento já começou a ser feito. Ele também afirmou que está "finalizando o relatório sobre o dia 8 de janeiro [quando houve o ataque em Brasília] para entregar balanço sobre a intervenção". 

Publicidade

Celina afirmou que o governo quer estabilidade na segurança. Ela também ressaltou a atuação do ex-secretário do DF Júlio Danilo. Para a governadora, ele “fez um trabalho elogiado na posse de Lula [presidente Luiz Inácio Lula da Silva]".

Leia também: Celina Leão diz que DF está se preparando para garantir segurança de posse do Congresso

Publicidade

O R7 havia adiantado a informação sobre o novo titular da SSP-DF na noite de segunda-feira (23). No dia seguinte, surgiu a veiculação de outras possíveis indicações, embora o nome de Avelar fosse o mais forte. 

Antes da confirmação, os delegados da Polícia Federal Júlio Danilo e Cláudio Tusco também eram cogitados. Na avaliação da governadora em exercício, a indicação de Avelar é uma ocupação técnica.

Publicidade

Perfil

Sandro Avelar foi secretário-executivo da PF, número 2 da corporação. Ele foi secretário de Segurança do DF entre 2011 e 2014, durante a gestão de Agnelo Queiroz (PT). Bacharel em direito pela Universidade de Brasília (UnB), é delegado da Polícia Federal desde 1999, já exerceu o cargo de diretor do Sistema Penitenciário Federal no Ministério da Justiça e Segurança Pública e liderou o combate ao crime organizado na Superintendência da Polícia Federal no DF.

Até ser nomeado diretor-executivo da PF, Avelar estava como adido em Londres, na Inglaterra. Ele também foi coordenador-geral de recrutamento e seleção da Academia Nacional de Polícia (ANP) e integrou a Comissão da Reforma do Código de Processo Penal no Senado Federal. Em abril de 2006, foi eleito presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) por dois mandatos e encerrou a gestão em abril de 2010.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.