Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Segurança, defesa das mulheres e ciência serão temas prioritários da bancada do Republicanos-DF

Com três deputados eleitos, partido tem a maior bancada federal do DF; posse de parlamentares ocorre nesta quarta-feira (1º)

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Os deputados federais Gilvan Maximo, Fred Linhares e Julio Cesar Ribeiro
Os deputados federais Gilvan Maximo, Fred Linhares e Julio Cesar Ribeiro Os deputados federais Gilvan Maximo, Fred Linhares e Julio Cesar Ribeiro

Membros da bancada do Republicanos do Distrito Federal na Câmara dos Deputados afirmaram que vão priorizar as pautas das áreas da segurança pública, defesa das mulheres e ciência e tecnologia ao longo da 57º Legislatura. Os parlamentares foram empossados nos cargos durante cerimônia realizada nesta quarta-feira (1º) em Brasília.

“Nós queremos fazer um mandato com muito trabalho, com muita seriedade. Ciência e tecnologia é o meu carro chefe. Então [vamos priorizar pautas] para facilitar a vida das pessoas através da tecnologia. Nós vamos fazer isso e brigar pelo Distrito Federal", afirmou o deputado federal Gilvan Maximo.

Já o deputado federal Fred Linhares destacou que os focos de sua atuação parlamentar serão a segurança pública, a defesa das mulheres e a atenção à população mais vulnerável socialmente. "Eu já ajudava Brasília pelo rádio, pela televisão. Sempre preocupado com a violência contra a mulher e essa foi a minha campanha, que eu seria o deputado da mulher e das pessoas mais carentes. Estou no ramo da segurança pública há mais de 20 anos, então vou prestar atenção na mulher, no idoso, na criança e na segurança pública."

Leia também: Republicanos do DF afirma que Ibaneis Rocha 'tem histórico democrático'

Publicidade

A defesa da família, por sua vez, será uma das frentes de atuação do deputado federal Julio Cesar Ribeiro. O parlamentar vai se licenciar do mandato no final do mês para comandar a Secretaria de Esportes do Distrito Federal, mas afirmou que voltará ao cargo diante das eventuais necessidades.

“Eu fui chamado para um desafio como secretário de esportes do DF. Vou ficar esse mês aqui na Câmara para ajustar as comissões, emendas, deixar tudo pavimentado para voltar à secretaria [de Esportes] no final do mês de fevereiro e ajudar o governador Ibaneis e a governadora Celina. Claro que assuntos polêmicos, principalmente relacionados à família, estarei de volta para votar, discutir, porque é um dos pilares do meu mandato”, disse.

Publicidade

Reforma tributária

Ribeiro ainda criticou a reforma tributária proposta pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A ideia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é dividir a proposta. A primeira, que seria enviada até abril, teria foco na mudança da tributação sobre o consumo, e a segunda parte, com expectativa para ser apresentada no segundo semestre deste ano, com mudança dos impostos sobre a renda.

“Temos grandes desafios ao longo dos próximos quatro anos, como a reforma tributária, que é um anseio de toda a população, porque ninguém aguenta pagar tantos tributos. Precisamos realmente reduzir a carga tributária, porque isso vai gerar emprego em nosso país”, afirmou Ribeiro.

Publicidade

“A gente já viu esse filme de tentar fatiar. Na verdade, foi uma desculpa para que ela não saísse. Temos que enfrentar o problema de uma única só vez e lutar para fazer de uma vez por todas. [Se fatiar] nós teremos problemas, não vai avançar, são duas negociações, duas discussões”, completou.

Cerimônia de posse e eleição da Mesa Diretora

Os 513 deputados federais eleitos no ano passado tomaram posse dos cargos nesta quarta-feira (1º), na Câmara dos Deputados, em Brasília, e deram início à 57ª Legislatura. A cerimônia chegou a ser suspensa após o prefeito de Barra de São Miguel (AL), Benedito Lira, que é pai de Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Casa, ter passado mal.

O ex-parlamentar acompanhava a sessão no plenário da Câmara quando se sentiu mal e precisou ser socorrido pela equipe médica da Casa. No momento em que percebeu que o pai estava passando mal, Lira deixou a cadeira da presidência no plenário para acompanhar o atendimento médico. A sessão ficou interrompida e, cerca de dez minutos depois, os trabalhos foram retomados.

No período da tarde, será realizada a eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Os congressistas vão votar, em bloco, para presidente, primeiro e segundo vice-presidente, além de primeiro, segundo e terceiro secretários. A votação só será iniciada quando houver ao menos 257 deputados no plenário. Iniciado o processo, cada deputado registra seus 11 votos na cabine, espalhada pelo Salão Verde, de uma vez só na urna eletrônica, que traz as fotos dos candidatos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.