Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sem presença de Lula, Congresso abre trabalhos legislativos de 2023 

O presidente da República enviou uma carta, lida pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, o deputado Luciano Bivar 

Brasília|Bruna Lima e Camila Costa, do R7, em Brasília

Cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos de 2023
Cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos de 2023 Cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos de 2023

O Congresso Nacional realizou nesta quinta-feira (2) a cerimônia de abertura dos trabalhos legislativos de 2023. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), subiram juntos a rampa e foram recebidos pela presidente do Supremo Tribunal Federal (SFT), Rosa Weber, e pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não participou da abertura, mas enviou uma carta, que foi entregue pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e lida pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, o deputado Luciano Bivar (União-PE).

Na mensagem, Lula lembrou os ataques aos prédios dos Três Poderes e ressaltou a importância do Congresso em manter o Estado democrático de Direito. Também disse que espera contar com os parlamentares para aprovar novas medidas em favor das áreas sindicais, além da reforma tributária.

Leia também: Com 239 votos, Câmara aprova Jhonatan de Jesus para TCU

Publicidade

Antes da abertura da sessão, militares das três Forças Armadas e os Dragões da Independência receberam as autoridades. O rito externo contou com o disparo de canhões. Já no plenário da Câmara, o hino nacional foi conduzido pela Banda da Guarda Presidencial.

A cerimônia foi aberta para a primeira sessão legislativa da 57ª legislatura, que vai de 2 de fevereiro a 17 de julho. A segunda sessão ocorre de 1º de agosto a 22 de dezembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.