Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Senado mantém proibição de despejo durante pandemia 

Parlamentares derrubaram veto presidencial. A medida não inclui contratos firmados depois de 31 de março de 2021

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Palácio do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília
Palácio do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília Palácio do Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília

O Congresso Nacional derrubou, nesta segunda-feira (27), veto do presidente Jair Bolsonaro ao projeto que suspende despejos até o fim de 2021. Com isso, donos de imóveis e locadores não podem expulsar inquilinos que, afetados com a pandemia, não estão honrando compromisso de pagamento das moradias ou de áreas produtivas pelo trabalho individual ou familiar. 

Mais cedo, o tema já havia sido deliberado pelos deputados federais, que decidiram pela derrubada por 435 votos contra seis pela manutenção. No Senado, foram 57 votos pela derrubada e nenhum pela permanência da decisão presidencial. 

Agora, o projeto será promulgado e passa a valer a regra, mantendo-se a suspensão dos despejos determinados pela Justiça até o fim do ano. A medida não vale para contratos firmados depois de 31 de março de 2021 e recai somente sobre não pagamento de aluguel de imóveis comerciais de até R$ 1,2 mil e residenciais de até R$ 600.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.