Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

STF analisará na semana que vem se torna réus mais 131 denunciados por atos extremistas de janeiro

Desta vez, o tribunal vai julgar casos de suspeitos de instigar atos; denunciados foram presos em frente ao QG do Exército, em Brasília

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF
Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF Fachada do edifício sede do Supremo Tribunal Federal - STF

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal vai julgar, entre os dias 23 e 29 de maio, mais 131 denúncias de envolvimento nos atos extremistas do 8 de Janeiro. Este será o quinto conjunto de denúncias a serem analisadas. Desta vez, o tribunal só vai julgar casos de suspeitos de instigar os atos. Os denunciados foram presos em 9 de janeiro, em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

Até o momento, o STF decidiu pela abertura de ações penais contra 795 pessoas acusadas de participação nos atos extremistas.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

No plenário virtual não tem discussão, os ministros apenas depositam seus votos. Se houver pedido de vista (mais tempo para avaliar o caso), o julgamento será suspenso. Caso ocorra um pedido de destaque (interrupção do julgamento), a decisão será levada ao plenário físico.

As denúncias fazem parte de diversos inquéritos que tramitam na Corte. Em um deles, há uma investigação sobre o planejamento e a responsabilidade intelectual dos atos. Em outro, são investigados os participantes da invasão que não foram presos em flagrante.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.