Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vacinados no exterior enfrentam impasse para emitir certificado

O problema também persiste para brasileiros que tomaram doses de fabricantes diferentes. Saúde trabalha para resolver os casos

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Conecte SUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde
Conecte SUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde Conecte SUS é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde

Com a flexibilização das medidas de distanciamento físico em razão do cenário epidemiológico mais confortável, estados e municípios passam, cada vez mais, a cobrar comprovante de vacinação contra a Covid-19 para permitir acesso a eventos, como forma de garantir mais segurança à população. O problema é que a emissão do certificado, por meio do aplicativo Conecte SUS, tem apresentado problemas para determinados grupos, sobretudo aqueles que receberam vacinas fora do Brasil ou que precisaram fazer intercambialidade de doses

Aplicativo oficial do Ministério da Saúde, o Conecte SUS é o canal que oferece o Certificado Nacional de Vacinação, documento aceito por alguns municípios brasileiros para permitir a entrada em locais e eventos. A emissão é gratuita.

Para acessar o comprovante, basta baixar o aplicativo ou acessar a plataforma pelo computador, a partir do login único dos aplicativos do governo federal. Lá também é possível obter o certificado em inglês e espanhol. O documento é uma exigência, por exemplo, para a realização de algumas viagens internacionais a países que permitem a entrada de brasileiros imunizados.

No entanto, brasileiros têm relatado dificuldade em conseguir emitir o certificado. O problema acontece, por exemplo, com quem tomou a primeira dose de um fabricante e precisou completar o esquema vacinal com outro tipo de vacina. O Ministério da Saúde acionou a equipe técnica para resolver a questão, mas ainda há relatos de não reconhecimento da situação vacinal. 

Publicidade

Outro ponto, ainda mais crítico, é o reconhecimento da imunização de quem tomou as doses fora do país. O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, afirmou a jornalistas, nesta sexta-feira (15), que a questão ainda é um entrave a ser resolvido. "É preciso checar se o papel, o selo [do comprovante de vacina] são reais. Acho que esse é o grande desafio", detalhou. 

O R7 perguntou ao Ministério da Saúde se há novidades ou previsão em relação à correção dos problemas, relatados desde o início de outubro. Até a última atualização desta matéria, não houve resposta. O espaço segue aberto. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.