Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Profissionais e empresas divergem sobre entrevista online

Diretor da Catho Empresas assinala a importância do uso da tecnologia nos processos seletivos

Carreiras|Informe Publicitário *

As entrevistas online são cada vez mais utilizadas por empresas no mundo inteiro. Organizações e candidatos ganham tempo, economizam e facilitam um processo que costuma durar mais tempo quando feito de forma presencial. Embora esta tecnologia traga benefícios para ambas as partes, os candidatos se mostram mais receptivos a esta tendência do que os recrutadores.

Uma recente pesquisa realizada pela Catho, constatou que 92,1% dos profissionais brasileiros gostariam de fazer entrevista online, enquanto 67,7% das empresas do país nunca utilizaram o recurso.

Confira os principais resultados da pesquisa que colheu dados de candidatos e organizações de todo Brasil.

Candidatos

Publicidade
Você gostaria de receber convites para entrevistas online (ex.:skype, hangout, vídeo conferência)?
Você gostaria de receber convites para entrevistas online (ex.:skype, hangout, vídeo conferência)? Você gostaria de receber convites para entrevistas online (ex.:skype, hangout, vídeo conferência)?

Organizações

Você já entrevistou alguém online (ex.: skype, hangout, vídeo conferência)?
Você já entrevistou alguém online (ex.: skype, hangout, vídeo conferência)? Você já entrevistou alguém online (ex.: skype, hangout, vídeo conferência)?

O resultado da pesquisa ainda mostrou que a maioria das empresas (83,5%) confirmam que o uso das entrevistas online em alguma etapa do processo de seleção é uma tendência, o que revela atraso nesta tendência.

Publicidade

Assista à Record onde e quando quiser

Questionadas sobre as vantagens da entrevista online, 33,9% das empresas avaliam a flexibilidade de data e horário como a principal, enquanto 29,2% entendem a redução no tempo do processo como mais vantajoso.

Publicidade

Organizações

A entrevista online é uma tendência?
A entrevista online é uma tendência? A entrevista online é uma tendência?

Organizações

O que você considera mais vantajoso na entrevista online?
O que você considera mais vantajoso na entrevista online? O que você considera mais vantajoso na entrevista online?

Mais de 90% dos profissionais disseram se sentir confortáveis em participar de entrevistas online e 41,6% entendem a flexibilidade de data e horário como principal benefício no uso dessas ferramentas.

Candidatos

Qual a principal vantagem desse tipo de entrevista?
Qual a principal vantagem desse tipo de entrevista? Qual a principal vantagem desse tipo de entrevista?

“É muito importante que o RH esteja antenado com as tendências tecnológicas e, assim, comece a auxiliar empresas a otimizar seu tempo utilizando ferramentas que estão disponíveis pela internet. Principalmente em grandes metrópoles, fazer uma entrevista online em alguma etapa do processo seletivo pode agilizar e possibilitar a empresa a avaliar mais candidatos, além de testar o conhecimento do profissional no uso dessas ferramentas”, afirma Leonardo Cotsifis, diretor da Catho Empresas.

*O conteúdo acima é de responsabilidade da Catho

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.