Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Turbine seu currículo de maneira criativa

(Informe publicitário Catho) Impacto visual ajuda muito a conquistar uma vaga 

Carreiras|Do R7

Cuidado para não ser despojado demais na hora de diagramar seu currículo
Cuidado para não ser despojado demais na hora de diagramar seu currículo Cuidado para não ser despojado demais na hora de diagramar seu currículo

Descrever habilidades, ressaltar pontos positivos, listar informações sobre formação acadêmica e outras informações são essenciais em um currículo, mas para satisfazer um mercado de trabalho que busca cada vez mais inovação, é necessário apresentar algo novo e diferente.

Segundo Sonia Nakabara, diretora de operações da Avance RH, multinacional japonesa, um bom currículo começa na formatação. Fonte, quantidade de páginas tamanho do texto, cores e outros elementos devem agir a favor do candidato e inovar pode ser fundamental. “Estes elementos são determinantes para os profissionais de RH, decidirem pela eliminação do candidato ou não. O primeiro impacto visual é decisivo”, conta.

Nakabara também explica que fotos só devem ser aplicadas quando exigidas. Nestes casos a foto 3×4 é padrão e o candidato deve manter uma boa apresentação para não demonstrar desleixo e/ou descuido. Além disso, um currículo deve ter duas páginas no máximo, afinal o recrutador pode perder o interesse mediante a textos muito extensos e detalhes desnecessários.

Diagramação, layout e tópicos obrigatórios!

Publicidade

Muitos candidatos tentam fugir da diagramação mais comum e acabam errando ainda mais. Letras muito desenhadas ou despojadas, por exemplo, podem passar uma imagem infantil, usar letras muito grandes ou pequenas também pode fazer com que um currículo seja descartado. A recomendação é utilizar letras que facilitem a leitura e tamanho de fonte entre 10 e 12.

Objetivo, formação acadêmica, dados pessoais e experiências profissionais são dados obrigatórios. Uma boa maneira de deixar o currículo em destaque é alterar seu design. Faça-o em forma de linha do tempo, ou em formato de revista ou jornal, mude, seja diferente.

Publicidade

Inove, mas seja cuidadoso, não abuse de colorido, pois o currículo pode perder informações importantes caso seja impresso em preto e branco. Se você mesmo fizer a impressão é essencial prestar atenção no tamanho adequado: “Imprima sempre no tamanho padrão A4 e no formato retrato (vertical)”, conclui Sonia.

*O conteúdo acima é de responsabilidade da Catho

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.