Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Airbags mortais' levam japonesa Takata a decretar falência

Fabricante vai entrar com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos e no Japão

Carros|Do R7

Insuflador defeituoso dos airbags da Takata pode estar em 100 milhões de veículos no mundo
Insuflador defeituoso dos airbags da Takata pode estar em 100 milhões de veículos no mundo Insuflador defeituoso dos airbags da Takata pode estar em 100 milhões de veículos no mundo

A Takata confirmou nesta segunda-feira (26), à agências internacionais, que entrará com pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos e no Japão. A falência da companhia foi dada como iminente na última semana, após suas ações na bolsa de valores de Tóquio despencarem 16,5%. Os papéis da fabricante japonesa desvalorizaram mais de 60% desde o início do ano, por causa do escândalo dos "airbags mortais", que já mataram 16 pessoas nos EUA e na Malásia, e provocaram recall de mais de 30 milhões de veículos.

Autoridades de segurança viária de vários países estimam que cerca de 100 milhões de veículos no mundo estão equipados com os airbags defeituosos da Takata. A empresa fornece bolsas infláveis para várias montadoras, dentre elas BMW, General Motors, Honda, Nissan, Subaru e Toyota. Segundo o diário japonês Nikkei, a Takata tem dívidas na casa de um trilhão de ienes, cerca de R$ 30 bilhões. Uma assembleia geral com os acionistas da fabricante será realizada nesta terça-feira (27), quando a falência deve ser confirmada.

Defeito potencialmente fatal

O problema nos airbags começou em 2015, após investigação das montadoras, que descobriram que o nitrato de amônio, em contato com umidade e calor, produz rachaduras na carcaça metálica. Após vários testes, foi verificado que, na hora de o airbag ser inflado, a explosão da bolsa estilhaçava a peça de suporte, atirando pedaços de metal em todos os ocupantes do carro, principalmente no motorista, onde a pressão é maior, tendo chances de perfuração do crânio pela intensidade da insuflação.

Publicidade

Nos Estados Unidos, 46 milhões de veículos passaram pelo processo de reparação e substituição da peça desde 2008, mas, deste total, 29,9 milhões relataram que o problema não foi solucionado — segundo o senador norte-americano Bill Nelson, da Flórida. Os norte-americanos já registraram mais de uma dezena de mortes e cerca de 180 feridos pelos airbags. A empresa está sofrendo processos bilionários. Só em maio, a TakaTA teve de pagar US$ 553 milhões a 16 milhões de clientes da BMW, Mazda, Subaru e Toyota.

Veja a Record TV ao vivo e grátis pela internet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.