Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Carro-conceito revive nome Monza em Frankfurt

Exibido pela primeira vez, cupê usa motor elétrico e vai inspirar próximos carros da Opel

Carros|Do R7

Monza concept presta homenagem ao cupê produzido e comercializado na Europa entre 1978 e 1986
Monza concept presta homenagem ao cupê produzido e comercializado na Europa entre 1978 e 1986 Monza concept presta homenagem ao cupê produzido e comercializado na Europa entre 1978 e 1986
Portas estilo "asa de gaivota" dão estilo futurista ao Monza
Portas estilo "asa de gaivota" dão estilo futurista ao Monza Portas estilo "asa de gaivota" dão estilo futurista ao Monza (DANIEL ROLAND/AFP)
Interior do conceito tem painel composto por telas de LCD
Interior do conceito tem painel composto por telas de LCD Interior do conceito tem painel composto por telas de LCD (DANIEL ROLAND/AFP)

O nome Monza foi resgatado esta semana pela Opel, divisão alemã da General Motors, durante o Salão de Frankfurt (Alemanha). O esportivo-conceito apareceu pela primeira vez em público, prestando homenagem ao cupê criado sobre o sedã grande Senator e comercializado na Europa entre 1978 e 1986.

A distância entre os Monzas do passado e do futuro fica explícita nas formas. O esportivo mostrado em Frankfurt tem linhas modernas, orgânicas, com menos vincos que o habitual nos carros da Opel. O destaque são as portas tipo "asa de gaivota", que se abrem para cima e servem aos bancos dianteiros e traseiros.

Por dentro, fica ainda mais evidente que se trata de um estudo. O ambiente é extremamente futurista, com o painel formado por visores de LCD sensíveis ao toque no centro. Segundo a fábrica alemã da GM, o estilo do Monza Concept aponta a direção que terá o design da marca nos próximos carros.

E para desfazer qualquer ligação com o passado, a versão moderna do Monza usa mecânica hoje ainda fora da realidade dos carros esporte. O motor 1.0 movido a gás natural funciona apenas para recarregar o elétrico responsável por fazer o cupê acelerar.

Publicidade

Apesar de homônimo, o Monza europeu nada tem a ver com o sedã de grande sucesso da Chevrolet fabricado e vendido no Brasil entre as décadas de 80 e 90. Este era derivado de outro Opel, o Ascona, menor e menos luxuoso que o Senator — o antecessor do Omega, lançado nos anos 90.

Quer saber tudo sobre carros? Acesse www.r7.com/carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.