Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ford New Fiesta terá 1.0 turbo mais potente e caro do Brasil; motor estreia no compacto em julho

Com 125 cv e 17 kgfm de torque, propulsor virá importado da Romênia e não será flex

Carros|Diogo de Oliveira, do R7

Motor 1.0 turbo tem bloco em ferro fundido em vez de alumínio
Motor 1.0 turbo tem bloco em ferro fundido em vez de alumínio Motor 1.0 turbo tem bloco em ferro fundido em vez de alumínio
Executivos da marca ressaltaram tecnologias empregadas
Executivos da marca ressaltaram tecnologias empregadas Executivos da marca ressaltaram tecnologias empregadas
New Fiesta será o primeiro nacional com motor Ecoboost
New Fiesta será o primeiro nacional com motor Ecoboost New Fiesta será o primeiro nacional com motor Ecoboost

A Ford finalmente anunciou nos últimos dias o lançamento do motor 1.0 Ecoboost no Brasil. O pequeno bloco estreia em julho sob o capô do compacto New Fiesta, associado ao câmbio automatizado Powershift de dupla embreagem e seis marchas. Com 125 cv e 17 kgfm de torque a baixos giros, será o 1.0 turbo mais potente do mercado brasileiro — superando os 105 cv dos motores de Hyundai HB20 e Volkswagen Up. Contudo, será movido a gasolina, enquanto rivais são flex.

A explicação está no fato de o 1.0 Ecoboost vir importado da Romênia. Segundo executivos da Ford, não há previsão de o motor ser nacionalizado, apesar de já se fabricar localmente o 1.0 flex de três cilindros do novo Ka. Um dos entraves é a turbina, fornecida pela Continental. Além da questão contratual, a sistemista alemã não possui fábrica de turbos no Brasil, o que inviabiliza a produção. Com isso, espera-se que o motor equipe apenas a versão mais cara Titanium.

Tamanho é documento

Para chegar aos 125 cv, a Ford agregou três tecnologias no 1.0 tricilíndrico: sistema de injeção direta de combustível, comando variável de válvulas e turbcompressor. Outras modificações foram feitas em relação ao motor aspirado, mas estes recursos são os principais responsáveis pelo rendimento superior. De acordo com a montadora, o 1.0 Ecoboost é 20% mais econômico que o 1.6 flex aspirado de até 128 cv (já disponível no New Fiesta), e emite 15% menos gases poluentes.

Publicidade

Este será o primeiro motor Ecoboost a equipar um veículo nacional — até hoje somente o sedã mexicano Fusion oferecia a opção. No exterior, a Ford comercializa sete diferentes motores na família "verde": 1.0 3C; 1.5, 1.6, 2.0 e 2.3 com quatro cilindros; e os parrudos 2.7 e 3.6 litros, ambos V6. A linha Ecoboost empurra praticamente todos os modelos da marca, é utilizada também séries especiais e equipará o superesportivo GT — que voltará a disputar as 24 Horas de Le Mans após décadas.

Assine o R7 Play e veja a Record online

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.