Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Latin NCAP comenta teste de impacto do VW Up!

Futuro compacto da marca alemã foi primeiro popular nacional a ganhar cinco estrelas

Carros|Rodrigo Ribeiro, do R7

Volkswagen up! é o primeiro carro popular feito no Brasil a tirar a nota máxima
Volkswagen up! é o primeiro carro popular feito no Brasil a tirar a nota máxima Volkswagen up! é o primeiro carro popular feito no Brasil a tirar a nota máxima
Teste de impacto lateral é obrigatório para carros cinco estrelas
Teste de impacto lateral é obrigatório para carros cinco estrelas Teste de impacto lateral é obrigatório para carros cinco estrelas

Primeiro popular nacional a obter nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP, o Volkswagen Up! surpreendeu até os consumidores mais incrédulos com o resultado, especialmente por se tratar de carro popular, com preço inicial inferior a R$ 30 mil. Para entender o teste feito com o up!, R7 Carros entrevistou Alejandro Furas, diretor técnico do Global NCAP. O executivo detalhou o processo de avaliação de um carro que ainda não foi lançado, que deve incluir um novo teste.

Leia também: "Carros brasileiros têm estrutura frágil", diz diretor de crash-test

Segundo Furas, a unidade avaliada do compacto faz parte da produção final — em tese, é igual aos carros que chegarão aos concessionários. Contudo, para confirmar o desempenho do carro, o Latin NCAP se reserva a pegar (e destruir) outro Volkswagen up! em uma nova avaliação.

— Nós só fazemos o teste de um modelo antes de seu lançamento se a marca concordar em patrocinar um novo teste de auditoria. Neste caso, o Latin NCAP faz a aquisição de um novo carro em uma concessionária e refaz o crash-test.

Publicidade

Confidencial

A compra do carro é feita em segredo (para evitar o envio de uma unidade diferenciada para a avaliação) e, em seguida, ressarcida pela própria fabricante — daí o termo "patrocinado". Geralmente os testes pagos são feitos a pedido de montadoras interessadas em divulgar um novo produto (caso do Up!) ou para melhorar o desempenho de modelos anteriormente testados (como no Hyundai HB20).

Publicidade

Leia também: EcoSport, Jetta e Focus tiram nota máxima em teste de impacto

Furas também esclareceu que o Up! testado em dezembro de 2013 nos laboratórios do ADAC (Automóvel Clube Alemão) era a versão básica equipada apenas com os itens de série que serão ofertados no Brasil e mercados adjacentes, o que inclui ABS, air bag duplo e alerta para colocação de cinto de segurança nos bancos dianteiros.

Saiba tudo sobre carros! Acesse R7.com/carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.