Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Motoristas estão se sentindo 'mais confortáveis' em usar o celular enquanto dirigem, alerta pesquisa

Para organização automobilística, 'as pessoas estão aceitando usar o aparelho ao volante'

Carros|Do R7

Motoristas estão se sentindo mais 'confortáveis' em usar o smartphone, sobretudo no trânsito
Motoristas estão se sentindo mais 'confortáveis' em usar o smartphone, sobretudo no trânsito Motoristas estão se sentindo mais 'confortáveis' em usar o smartphone, sobretudo no trânsito

Apesar de ilegal no mundo inteiro, o uso de smartphones ao volante pelos motoristas está quebrando recordes. Uma pesquisa recente, feita pela RAC Foundation, apontou uma disparada nos números de motoristas que usam celulares enquanto dirigem na Inglaterra. Segundo a organização automobilística, "as pessoas estão aceitando usar o aparelho".

O resultado é alarmante na comparação com os dados dos anos anteriores. Em 2015, cerca de 11 milhões de motoristas confessaram terem feito ligações ao volante. Destes, 5 milhões disseram ter tirado selfies e acessado as redes sociais enquanto dirigiam. Houve um aumento de 50% na tolerância aos aparelhos. Já o uso da câmera e o acesso às redes saltaram de 14% para 20% desde 2014.

Reportagem da revista AutoExpress sobre o estudo da RAC diz que o uso do celular reduz em 30% o tempo de reação ao volante. Só que a comparação, neste caso, é com o tempo de resposta de motorista flagrados sob influência do álcool. Segundo o porta-voz de segurança viária, Pete Williams, a RAC vai propor ao governo que faça uma grande campanha nacional de conscientização.

— É alarmante observar que alguns motoristas estão negligenciando os riscos que o uso do celular oferece ao volante. Mas pior que isso é ver um crescimento exponencial de pessoas que admitem estar usando o smartphone enquanto dirigem. Com o advento de aplicativos de realidade aumentada, como o Pokémon Go, alguns se sentem tentados e incapazes de resistir. Temos que abordar isso.

Publicidade

LEIA TAMBÉM

Pokémon Go causar acidentes de trânsito é surreal

Assine o R7 Play e veja a programação da Record online

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.