Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Carros/Notícias

NOTÍCIAS  

Publicado em 26/06/2013 às 18h03

Volkswagen estreia motor 1.0 inédito
de seu próximo popular no Fox

Novo 1.0 de três cilindros promete mais economia e durabilidade acima da média

FoxDivulgação

Hatch compacto mantém o visual da versão econômica lançada em 2012

Veja o futuro popular da VW

 
Diogo de Oliveira, de Campinas*

A Volkswagen apresentou nesta quarta-feira (26) o novo Fox Bluemotion. Sem mudanças visuais, a grande novidade da versão de apelo ecológico está debaixo do capô: o hatch é equipado com um motor 1.0 de 12 válvulas, o primeiro da marca com três cilindros.

O lançamento é uma espécie de avant première do up!, compacto de R$ 25 mil que chega ao mercado brasileiro no ano que vem e usará o mesmo motor. Baseado na nova família EA211, o novo 1.0 é mais leve e potente que seu equivalente de quatro cilindros: são 82 cv com etanol e 75 cv com gasolina, contra 76/72 cv, respectivamente, do 1.0 8V TEC. O sistema de partida a frio também é destaque e aposenta o tanquinho extra de gasolina  do Fox — até então a tecnologia só era usada no Polo Bluemotion.

Além da força extra, a Volkswagen diz que o novo motor é mais leve e econômico. Segundo a marca, o conjunto pesa 24 kg a menos, totalizando 73 kg. Seu consumo com gasolina no Fox Bluemotion (que conta com diversos recursos para economizar combustível) é de 14,4 km/l no uso rodoviário, e de 12,7 km/l no urbano — com etanol os números caem para 9,9 km/l e 8,8 km/l, respectivamente. A durabilidade do novo propulsor também foi destacada: sua vida útil estimada é de expressivos 400.000 km.

Motor
Novo motor 1.0 é mais leve e econômico do que o bloco usado atualmente pela marca (Crédito: Divulgação)

Para receber o novo motor, o Fox Bluemotion passou por um ajuste na transmissão manual de cinco marchas, que teve as marchas alongadas em até 10% em comparação com o motor 1.0 8V de quatro cilindros (que continuará à venda). O modelo repete os diferenciais da versão Bluemotion atualmente à venda com motor 1.6 e usa pneus com baixa resistência à rolagem e grade do radiador mais aerodinâmica. A direção deixou de ser hidráulica e virou eletro-hidráulica, exigindo menos potência do motor (e contribuindo para o menor consumo).

Fox
Interior do Fox Bluemotion repete as novidades da linha 2014 com o novo console central (Crédito: Divulgação)

Debutante

A chegada do novo motor de três cilindros encerra um período de 16 anos sem novidades significativas na mecânica nacional da Volkswagen do Brasil. Desde o lançamento do Golf, em agosto de 1997, a marca não investia em um novo propulsor para seus carros. Feito para aposentar a família 111, da década de 70, os motores EA211 equiparão o up! e devem "empurrar" as novas gerações de Gol e Fox, que chegam em 2015.

Este é o primeiro três-cilindros lançado pelas "quatro grandes", grupo das maiores montadoras do Brasil: Fiat, VolkswagenGeneral Motors e Ford. Além do Fox Bluemotion, somente dois carros oferecem motor 1.0 com três cilindros: Kia Picanto e Hyundai HB20/HB20S, ambos equipados com o mesmo motor de 80 cv de potência. (Colaborou Rodrigo Ribeiro)

*O jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil