Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Novo Ford Ecosport brasileiro é finalmente revelado

SUV produzido na Bahia muda visual, conteúdos e motores; pré-venda começa em julho

Carros|Do R7

Novo Ecosport brasileiro estreia em Buenos Aires com LEDs nos faróis e nova gama de motores
Novo Ecosport brasileiro estreia em Buenos Aires com LEDs nos faróis e nova gama de motores Novo Ecosport brasileiro estreia em Buenos Aires com LEDs nos faróis e nova gama de motores

A Ford apresentou na noite desta quarta-feira (7) o novo Ecosport, que chega às lojas brasileiras nos próximos meses. Produzido em Camaçari, na Bahia, o SUV compacto estreia no Salão do Automóvel de Buenos Aires, na Argentina, reforçando seu novo status de modelo global. Visualmente, o utilitário exibe elementos novos em relação ao Ecosport apresentado em novembro de 2016 nos Estados Unidos, durante o Salão de Los Angeles. Para uma reestilização, as mudanças são profundas, sobretudo na cabine.

SUV terá novos motores

Com pré-venda confirmada para o fim de julho, o novo Ecosport virá com uma nova linha de motores. Nas versões de base, promoverá a estreia do inédito 1.5 TiVCT de três cilindros, apresentado em maio em São Paulo. A novidade agora são os números de desempenho: será capaz de gerar 137 cv de potência e um torque de 16,2 kgfm. Nos modelos de topo, será oferecido o 2.0 Direct Flex com injeção direta de combustível, mesmo motor que equipa a linha Focus. Este entrega 178 cv quando abastecido com etanol.

Outra novidade mecânica importante é o câmbio das versões automáticas. Sai de linha a transmissão automatizada Powershift de seis marchas para a adoção de uma caixa convencional, também com seis velocidades. A mudança ocorre depois de a montadora receber muitas reclamações sobre problemas com o câmbio Powershift. Já as versões de acesso seguirão com a oferta de transmissão manual. Números de desempenho e consumo só serão divulgados no lançamento. As primeiras unidades serão entregues em meados de agosto.

Publicidade
SUV manterá estepe pendurado na tampa traseira, item considerado "peça fundamental" no Eco
SUV manterá estepe pendurado na tampa traseira, item considerado "peça fundamental" no Eco SUV manterá estepe pendurado na tampa traseira, item considerado "peça fundamental" no Eco

O que muda por dentro

Além da forte renovação mecânica, o novo Ecosport também radicaliza na cabine. O painel e os revestimentos das portas foram totalmente remodelados, e o SUV passará a oferecer, pela primeira vez, uma generosa tela multimídia de 8 polegadas sensível ao toque. O equipamento traz o sistema Sync3, que estreou em 2016 no Focus. Desenvolvido em parceria com a Microsoft, a central tem comando de voz, GPS, Bluetooth, som da Sony e as plataformas Apple Carplay e Google Android Auto para conexão de smartphones.

Publicidade

Entre os equipamentos também haverá novidades interessantes. Versões topo de linha terão, por exemplo, teto solar e chave presencial com partida do motor por botão. Haverá opção de bancos parcialmente forrados em couro e volante emprestado do Focus, com diversos comandos. Na parte de segurança, a ancoragem Isofix para cadeirinhas infantis é padrão e os modelos mais caros terão sete airbags — incluindo um para os joelhos do motorista. Já as nomenclaturas atuais (SE, FreeStyle e Titanium) serão mantidas.

Precursor da categoria SUV compacto no Brasil, o EcoSport terá vida bem mais complicada pela frente — daí a reforma profunda. Para voltar ao topo das vendas, terá de superar uma legião de novos utilitários que chegaram às ruas nos últimos dois anos. Atualmente, o Honda HR-V é o campeão, seguido por Jeep RenegadeHyundai Creta. O Ecosport está empatado com o Nissan Kicks, e tem vários outros rivais na briga, como Renault Duster e Captur, Chevrolet Tracker, Peugeot 2008, JAC T5Suzuki Vitara.

Veja a Record ao vivo pela internet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.