Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Primeira volta: Etios 2017 surpreende pela agilidade

Apesar de design ainda ser pouco atraente, sedã conquista pontos pela excelente dirigibilidade

Carros|Paulo Amaral, do R7

Toyota Etios 2017: agilidade e valentia do sedã surpreenderam
Toyota Etios 2017: agilidade e valentia do sedã surpreenderam Toyota Etios 2017: agilidade e valentia do sedã surpreenderam
Em ambas as configurações modelo agrada pelo conjunto
Em ambas as configurações modelo agrada pelo conjunto Em ambas as configurações modelo agrada pelo conjunto

As principais novidades tecnológicas, preços e versões do Toyota Etios 2017você já conferiu aqui mesmo no Portal R7. Agora chegou a vez de saber como o carro se comporta no trânsito de uma das principais cidades do País.

O modelo testado pela reportagem foi o sedã XLS, equipado com motor 1.5 16V e câmbio manual de seis velocidades, bancos e volante com acabamento em couro, e um pacote de acessórios bastante completo, mas que ainda deixa um pouquinho a desejar.

Antes de falar dos acessórios, no entanto, gostaria de detalhar minha experiência ao testar durante quatro dias o novo sedã no trânsito de São Paulo. E foi aí que o Etios 2017 surpreendeu e conquistou pontos importantes que devem ser analisados na escolha do seu (ou meu, no caso) próximo carro.

Clique aqui para conhecer tudo sobre o carro

Publicidade

A Toyota garantiu, na apresentação do veículo para a imprensa, que o Etios2017 evoluiu na performance e na dinâmica. E não estava apenas fazendo propaganda, pois a impressão de que trata-se de um carro pesado é desfeita já no momento do engate da primeira marcha.

Com resposta rápida e encaixe preciso nas trocas, o Etios sedã se mostrou bastante valente e ágil no trânsito, encarando sem grandes dificuldades ultrapassagens e até mesmo os terrenos mais íngremes.

Publicidade

A inclusão da sexta marcha também foi um gol de placa da montadora, que alcançou com isso uma maior economia de combustível e uma autonomia melhor a cada tanque completado. O Etios rodou com consumo médio de 8,6 km/l abastecido com etanol, melhor do que o divulgado na projeção da Toyota.

Penumbra à frente do volante incomoda ao primeiro contato
Penumbra à frente do volante incomoda ao primeiro contato Penumbra à frente do volante incomoda ao primeiro contato
Painel central agora é digital; central tem USB 'escondido'
Painel central agora é digital; central tem USB 'escondido' Painel central agora é digital; central tem USB 'escondido'

Penumbra à frente e USB 'escondido'

Publicidade

Entrando no campo dos acessórios, o painel digital é o que mais chama a atenção, mas merece críticas e elogios simultâneos. A localização do painel, no centro do carro, dificultou um pouco a experiência de dirigir para quem não estava acostumado a esse design.

À primeira vista, senti falta de algo iluminado para focar ao olhar para a frente do volante, espaço no qual costumam ficar os velocímetros e painéis de instrumentos da maioria dos carros produzidos no País.

R7 Carros: as novidades em primeira mão

Passada a estranheza inicial, no entanto, o painel merece elogios pela beleza das telas e pela enorme variedade de funções, também acessadas por um controle no volante do carro, de fácil manuseio.

A central multimídia atende bem as expectativas, mas também merece críticas em dois pontos: a ausência de um CD player e a inesperada dificuldade para localizar (e abrir) o espaço destinado aos pen-drives e auxiliares. Precisei utilizar a ponta de uma caneta para conseguir abrir a tampinha e, finalmente, escutar minhas músicas em MP3.

Pelo preço sugerido do fabricante ao veículo, na casa dos R$ 57 mil, confesso ter sentido falta de alguns ‘mimos’ que talvez pudessem fazer parte do pacote: travamento automático das portas ao atingir 20km/h (e a abertura das mesmas ao desligar o motor), acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital e apoio dianteiro para descanso dos braços.

Em resumo, a experiência de dirigir o Etios 2017 foi bastante agradável, mas deixou um gostinho de quero mais: mais acessórios e, principalmente, mais atenção ao design, ainda bastante defasado para o gosto daqueles que escolhem seus carros apenas pela beleza exterior.

FICHA TÉCNICA

Novo Etios XLS Sedã 2017

Motor: 1.5 16V, flex

Potência: 107 cv (etanol) e 102 cv (gasolina) a 5.600 rpm

Torque: 14,7 kgfm (etanol) e 14,3 kgfm a 3.100 rpm

Transmissão: Manual, com câmbio de seis marchas

Peso: 965 quilos

Dimensões: 4,26m (comprimento); 1,69m (largura); 1,51 m (altura) e 2,55m (entre-eixos)

Capacidade do tanque de combustível: 45 litros

Capacidade do porta-malas: 562 litros

Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 segundos

Velocidade Máxima: 186 km/h

Preço inicial: R$ 56.795

Assista aos programas da Record com o R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.