Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Salão de Paris mostra que europeus estão alguns passos à frente de emergentes como o Brasil

Hiperseguros, veículos de lá focam conectividade e economia de combustível extremas

Carros|Diogo de Oliveira, do R7, em Paris (França)*

Futurista e bruto, conceito Quartz foi o destaque da Peugeot
Futurista e bruto, conceito Quartz foi o destaque da Peugeot Futurista e bruto, conceito Quartz foi o destaque da Peugeot

Terminou neste domingo (19) a edição 2014 do Salão do Automóvel de Paris, na França. Segundo o boletim dos organizadores, o motor show recebeu 1.231.416 visitantes desde a abertura, em 29 de setembro, confirmando sua tradição — foi o maior público do ano em feiras de carros. Pelos números oficiais, as montadoras presentes revelaram mais de 100 modelos inéditos, entre conceitos e lançamentos. Foi um celeiro de tendências.

Renault Espace esteve entre os estreantes mais valiosos da feira
Renault Espace esteve entre os estreantes mais valiosos da feira Renault Espace esteve entre os estreantes mais valiosos da feira

O salão francês também refletiu toda a maturidade do continente europeu, que vem dando sinais de retomada nos últimos meses. Muitos dos veículos exibidos mostraram visões de um futuro próximo para eles, e distante para os países emergentes, como o Brasil. Já hiperseguros, os carros de lá caminham agora para a super economia de combustível, com médias de consumo espantosas, e a extrema integração entre smartphones e carros.

Modernidade da cabine da minivan francesa surpreendeu
Modernidade da cabine da minivan francesa surpreendeu Modernidade da cabine da minivan francesa surpreendeu

Nos painéis de vários modelos, telas viraram tablets, como nas novas gerações da minivan Renault Espace e do SUV sueco de luxo, Volvo XC90. Seus manuseios usam movimentos similares ao dos tablets e smartphones, em que as telas correm para as laterais e os ícones maiores facilitam a navegação. Algumas centrais multimídia já trazem os (recém-lançados) sistemas os operacionais Android Auto e Carplay, de Google e Apple.

Já os motores usam de tudo para economizar combustível, chegando a números astronômicos, como os 100 km/l do conceito Renault EOLAB, e os 50 km/l do Citroën C4 Cactus Airflow. Mesmo supercarros estão rumando para um novo estágio na história do automóvel. É o que mostrou a Lamborghini com o Asterion, primeiro superesportivo híbrido da marca. O cupê combina um poderoso 5.2 V10 com três elétricos para gerar 923 cv.

Publicidade

Os híbridos e elétricos de Paris, por sinal, são realidade para os próximos meses. Vários modelos estrearam na feira francesa, entre eles o novo Volkswagen Passat GTE, versão plug-in inédita que combina um 1.4 turbo de 156 cv — similar ao do Golf à venda no Brasil — com um motor elétrico de 112 cv. O sedã alemão, que teve o visual atualizado, funciona em modo elétrico e tem autonomia combinada de expressivos 1.000 km.

Fiat 500X foi um dos principais lançamentos da feira francesa
Fiat 500X foi um dos principais lançamentos da feira francesa Fiat 500X foi um dos principais lançamentos da feira francesa

Crossovers, os "reis" do pedaço

Publicidade
Honda HR-V será produzido em Itirapina (SP) a partir de 2016
Honda HR-V será produzido em Itirapina (SP) a partir de 2016 Honda HR-V será produzido em Itirapina (SP) a partir de 2016

Ao longo de duas semanas e meia, Paris revelou o lado mais sofisticado da engenharia automobilística, e refletiu a ligação profunda entre a capital francesa e a moda. Entre os carros-conceito, foi notável a presença de crossovers e SUVs compactos, dando sequência a um movimento irreversível do público consumidor, sobretudo o urbano, que busca mais espaço e conforto para enfrentar congestionamentos. Foi uma verdadeira profusão de utilitários.

Primeiro híbrido da Lamborghini, Asterion faz 23,3 km/l
Primeiro híbrido da Lamborghini, Asterion faz 23,3 km/l Primeiro híbrido da Lamborghini, Asterion faz 23,3 km/l

Um dos principais lançamentos da feira, o Fiat 500X, crossover compacto com o design do hatch Cinquecento, estreou sob olhares curiosos. No estande vizinho, o Jeep Renegade, que será produzido no Brasil a partir de 2015, mostrou que o ataque da Fiat-Chrysler ao segmento será intenso. Na Peugeot, o crossover 2008, que também será brasileiro, festejou o sucesso na Europa, com mais de 200 mil unidades produzidas em menos de dois anos.

Publicidade
Novo smart ForTwo demora, mas vem para o Brasil em 2016
Novo smart ForTwo demora, mas vem para o Brasil em 2016 Novo smart ForTwo demora, mas vem para o Brasil em 2016

Na Honda, o CR-V ganhou visual mais moderno após leve reestilização, mas o destaque foi o HR-V, utilitário compacto feito sobre a base da dupla Fit e City. Chamado de Vezel no Japão, o "mini CR-V" apareceu ainda como protótipo, porém em formas finais — é outro que será produzido no Brasil, a partir de 2016. Ainda sem um SUV compacto, a arquirrival Toyota mostrou o C-HR, conceito que antecipa seu futuro crossover pequeno.

Entre os modelos maiores e mais chiques, destacaram-se as novas gerações de BMW X6Ford EdgeKia Sorento Volvo XC90, além dos inéditos Land Rover Discovery Sport e Lexus NX — os seis virão ao Salão de São Paulo. As japonesas Mitsubishi e Suzuki completaram a enxurrada, com a versão plug-in do Outlander e a nova geração do Vitara — versão menor do Grand Vitara, vendido por aqui. Ao todo, foram umas duas dezenas de SUVs.

Glamour e LEDs contínuos

Evidentemente, o motor show francês também teve sua dose de "ostentação", com conceitos exuberantes, tanto em termos de design, quando em tecnologias inéditas, especialmente nos conjuntos óticos. A moda do momento é ter luzes de efeito contínuo, que percorrem faróis e lanternas. Vários modelos exibiram tal tecnologia, como o esportivo Mercedes-Benz AMG GT, e os conceitos DS DivineInfiniti Q80 Inspiration e Peugeot Quartz.

Fazendo um balanço do Salão de Paris 2014, fica evidente a distância tecnológica entre modelos criados para mercados ricos e emergentes. Itens como start/stop e controle de estabilidade, que estrearam este ano nos compactos brasileiros, são recursos básicos, presentes até em modelos populares, como o trio francês Citroën C1Peugeot 108 e Renault Twingo. Outro elemento "padrão" são as telas sensíveis ao toque.

Paris deixou o futuro muito claro e definido: não importa mais o perfil do veículo, é imprescindível que exista oferta de sistemas de segurança e conectividade, além de engenhocas que proporcionem o menor consumo de combustível. Modelos como a nova geração do smart ForTwo mostram que os carros de amanhã serão bem diferentes dos de hoje, tanto em design, como consumo e uso de combustíveis fósseis, e em conectividade.

*O jornalista viajou a convite da Anfavea (Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores)

GALERIA

Confira abaixo 200 fotos exclusivas do Salão do Automóvel de Paris 2014

Saiba tudo sobre carros! Acesse www.r7.com/carros

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.