Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

SUVs compactos dominaram o Salão do Automóvel

Edição 2014 do motor show marcou a estreia de vários rivais diretos do Ford EcoSport

Carros|Diogo de Oliveira, do R7

Jeep Renegade será produzido em Pernambuco a partir de 2015
Jeep Renegade será produzido em Pernambuco a partir de 2015 Jeep Renegade será produzido em Pernambuco a partir de 2015

Uma avalanche de SUVs. Essa foi a tônica do Salão do Automóvel de São Paulo, realizado entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro no pavilhão de exposições do Anhembi. Mais de 750 mil visitantes passaram pelos estandes das dezenas de montadoras presentes na feira, e conferiram de perto os 150 lançamentos que chegarão às lojas brasileiras nos próximos meses, com destaque para os futuros rivais de Ford EcoSport e Renault Duster.

Mostrados pela primeira vez, os jipinhos urbanos Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008 prometem atear fogo no segmento que mais cresce no País — e cuja participação nas vendas deve saltar dos 9% atuais para 18% até 2018. A perspectiva é tão boa, que além das marcas mais tradicionais, as montadoras chinesas também vão atacar a categoria em 2015 com força. Chery, Geely, JAC Motors e Lifan também mostraram seus utilitários.

Leia mais notícias de carros

Mesmo entre as marcas de luxo, a presença dos SUVs foi marcante, com destaque para a Mercedes-Benz, que lançou recentemente o GLA, e para a Land Rover, que trouxe o inédito Discovery Sport após exibir pela primeira vez o modelo duas semanas antes, no Salão do Automóvel de Paris. Ambos os modelos serão produzidos no Brasil a partir de 2016, o GLA em Iracemápolis (SP) e o Land Rover em Itatiaia (RJ). E não foi só esses dois.

Publicidade

BMW e Lexus também lançaram SUVs inéditos no Salão de São Paulo: o X4, um utilitário-cupê nos moldes do X6; e o NX, crossover compacto que chega às lojas brasileiras em breve com promessa de preço competitivo. Houve ainda algumas experiências interessantes durante a feira, caso do Citroën DS6, utilitário médio da marca de luxo francesa, e do Suzuki S-Cross, sucessor do SX4, que desembarca no mercado brasileiro no início de 2015.

As picapes meio-médias vêm aí

Publicidade

Além dos SUVs, a categoria de utilitários também recebeu em São Paulo dois conceitos que anteciparam o que Fiat e Renault planejam para o segmento de picapes. Os conceitos Duster Oroch e FCC4 antecipam modelos meio-médios, com porte maior que o da Fiat Strada, líder entre as compactas, e menor que o da Chevrolet S10, campeão de vendas entre as médias. As versões finais chegam às lojas em 2015 e vão mudar o mercado.

Não foi ao Salão do Automóvel? Clique aqui e dê um passeio pelo Anhembi em nosso mapa virtual

Publicidade

VEJA TAMBÉM

Quais carros e SUVs lançados no Salão de São Paulo que valem à pena esperar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.