Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Volkswagen convoca 17 mil unidades da picape Amarok para recall do dispositivo que frauda testes de emissões

Caso descoberto no fim de 2015 ficou mundialmente conhecido pelo termo "Dieselgate"

Carros|Do R7

Atendimento do recall começa no dia 3 de maio; atualização do software leva 30 minutos
Atendimento do recall começa no dia 3 de maio; atualização do software leva 30 minutos Atendimento do recall começa no dia 3 de maio; atualização do software leva 30 minutos

Com certo atraso e sem fazer "mea culpa", a Volkswagen anunciou nesta semana um recall para as 17.057 unidades da picape média Amarok envolvidas no caso Dieselgate. Foi verificado pelo Ibama que os modelos produzidos entre 2011 e 2012 estão equipados com o dispositivo que frauda testes de emissões ao perceber que a caminhonete está sendo submetida a medições de gases. A fabricante alega que o software não está habilitado nas unidades que circulam no Brasil, mas o recall foi exigido pelo órgão de proteção ambiental.

Veja a relação (não sequencial) dos chassis envolvidos:

VW Amarok 2011 — BA000257 até BA000338

VW Amarok 2011 — B8000200 até B8082605

Publicidade

VW Amarok 2012 — CA001950 a CA026145

Entenda o Dieselgate, mair escândalo da história da VW

Publicidade

No fim de março, Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) anunciou ter comprovado a presença do software que altera o volume de emissões do motor 2.0 diesel em testes laboratoriais na picape média Amarok. Segundo o órgão, a linha 2011/2012 da caminhonete está equipada no Brasil com o sistema que frauda os testes de emissões de poluentes, e tem de passar por recall. A Volkswagen também será multada em R$ 50 milhões, valor máximo previsto pela Lei 9.605/1998, para multas ambientais.

Ainda de acordo com o órgão, pela fraude e pelo tempo de uso dos automóveis, cerca de 100 toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx) foram liberadas, ilegalmente, na atmosfera. No comunicado do recall, a Volkswagen tenta minimizar e informa que o "software não altera os níveis de emissões das picapes Amarok comercializadas no mercado brasileiro", e que sua "função de detectar as condições de testes em laboratório" é uma "não conformidade com a obrigação legal" — e só por isso fará o recall.

Publicidade

A filial brasileira da montadora tentou — na justiça — reverter a decisão do Ibama, mas o órgão confirmou a multa e derrubou o recurso após certificar a fraude em testes realizados junto com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Os resultados apontaram que a Amarok estava com o software fraudulento ativo. Foi verificado que o dispositivo reduzia em 0,26 g/km, em média, a emissão de poluentes nos ensaios de laboratório, enquanto, no uso real, a picape libera quantidade maior de gases.

Veja abaixo fotos e vídeos da revelação do VW Corss Up 2018.

Veja aqui a Record ao vivo pela internet

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.