Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Acusado de mandar matar 'Cara Preta', chefe do PCC, é preso em condomínio de luxo na Bahia

Vinícius Gritzbach, de 36 anos, seria o responsável por lavar dinheiro de um braço da facção e teria entrado na mira dos traficantes ao supostamente desviar valores

Cidades|Do R7

Vinícius, preso hoje por suspeita de mandar matar 'Cara Preta'
Vinícius, preso hoje por suspeita de mandar matar 'Cara Preta' Vinícius, preso hoje por suspeita de mandar matar 'Cara Preta'

O empresário Vinícius Gritzbach, de 36 anos, foi preso nesta quinta-feira (2) em um condomínio de luxo de Itacaré, na Bahia. Ele era considerado foragido após a Justiça determinar a prisão preventiva dele sob a acusação de ser o mandante do assassinato de integrantes da alta cúpula do PCC (Primeiro Comando da Capital): Anselmo Santa Fausta, o “Cara Preta”, tido como o principal chefe da facção fora dos presídios em 2021, quando foi morto, e o seu braço direito, conhecido como "Sem Sangue".

Os membros da cúpula da facção foram mortos em dezembro daquele ano dentro de um carro num cruzamento na zona leste de São Paulo.

Gritzbach, que é empresário da área de segurança, seria o responsável por lavar o dinheiro desse braço da quadrilha, mas teria entrado na mira dos traficantes em razão de suspeitas de que ele estaria desviando valores do PCC.

Um dos homens apontados como executor, Noé Schaum, foi assassinado em 2022. Agora, a polícia procura também o agente penitenciário David Moreira da Silva, que teria sido outro contratado pelo empresário Vinícius Gritzbach para executar os alvos. O agente estaria em Pernambuco.

Publicidade

A prisão de Gritzbach pela polícia baiana se deu após uma visita feita pelo suspeito a Salvador, onde ele se hospedou em um hotel. A investigação conseguiu monitorá-lo em sua volta para Itacaré, onde acabou preso. A prisão foi revelada inicialmente pelo portal Uol e confirmada pela Record TV.

Ao chegar à delegacia, o suposto operador do dinheiro do PCC afirmou que já negociava sua entrega. Policiais do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), de São Paulo, deverão ir à Bahia nesta sexta-feira (3) para buscar Gritzbach.

Aquaman, Galo, Filé com Fritas, Colorido: confira os apelidos atribuídos a integrantes do PCC

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.