Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ao menos 36 jornalistas foram agredidos ou presos durante a Copa, diz Abraji

Protesto na final da Copa no Rio teve 14 profissionais da imprensa agredidos

Cidades|Do R7

Repórter da CNN ferida em protesto em SP
Repórter da CNN ferida em protesto em SP Repórter da CNN ferida em protesto em SP

Um levantamento da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) mostra que 36 jornalistas foram vítimas de algum tipo de violência durante a Copa do Mundo. Segundo a entidade, a polícia é apontada como a autora em 89% dos casos. No protesto de domingo (13), no Rio de Janeiro, a associação registrou 14 ocorrências, todas de autoria da polícia.

Ainda de acordo com a Abraji, mais da metade das agressões ou prisões foram intencionais, após o jornalista se identificar. No dia 12 de junho, abertura do Mundial, quatro profissionais de imprensa se feriram durante a ação da PM em um protesto zona leste da capital paulista.

As jornalistas da emissora norte-americana CNN Barbara Arvanitidis e Shasta Darlington; e o auxiliar-técnico do SBT Douglas Barbieri foram atingidos por estilhaços de bombas de efeito moral.

A Abraji critica a ação da polícia contra os jornalistas e cobra punições das autoridades. “Agressões deliberadas contra comunicadores configuram atos diretos de censura e não podem ser tolerados”, diz a nota.

Leia mais notícias de Cidades

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.