Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após acordo, greve da PM é encerrada no Amazonas

Segundo sindicato, 70% dos policiais aderiram à paralisação por melhores condições de trabalho

Cidades|Do R7, com Rede Record e Estadão Conteúdo

Cerca de 1.000 policiais militares do Amazonas, segundo a Apeam, fizeram protesto no entorno da Arena Amadeu Teixeira
Cerca de 1.000 policiais militares do Amazonas, segundo a Apeam, fizeram protesto no entorno da Arena Amadeu Teixeira Cerca de 1.000 policiais militares do Amazonas, segundo a Apeam, fizeram protesto no entorno da Arena Amadeu Teixeira

Os Policiais Militares em Manaus, capital do Amazonas, encerraram a greve da categoria na segunda-feira (28), após uma reunião com o governador do Estado, José Melo. O governador se comprometeu a atender as principais demandas da categoria, todas relacionadas à condições de trabalho. 

A paralisação havia começado na noite de domingo (27), após assembleia geral em frente à Arena da Amazônia. Pelas redes sociais circularam mensagens de que a PM não estará nas ruas, o que deve elevar o número de assaltos e roubos. Apesar do clima de insegurança e incerteza, a Secretaria de Segurança Pública não registrou, até o início da tarde de segunda-feira, nenhuma ação de criminalidade resultante da paralisação dos PMs.

Atualmente a tropa da PM tem cerca de 1.400 militares. Segundo a Apeam (Associação dos Praças do Estado do Amazonas), 70% destes homens aderiram ao movimento. Os grevistas reivindicam melhores condições de trabalho, aumento salarial, auxilio alimentação e adicional noturno.

Leia mais notícias de Cidades

Publicidade

Durante a segunda-feira, o governador José Melo disse em entrevista a uma rádio local que ele mesmo trataria do assunto.

— Sou homem do diálogo e se eles tem reivindicações vamos discutir.

Publicidade

No caso do aumento salarial, segundo o Governo do Estado, o soldado entra na PM do Amazonas com salário de R$2.800, com correção anual de 16%. Os PMs grevistas pedem reajuste salarial de 25%.

O governador defendeu também modificações na legislação que dispõe sobre a promoção de praças. Ele disse que as alterações devem ser discutidas por meio de diálogo com a classe.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.