Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Candidato é barrado de concurso da PM do Pará por causa de tatuagem

Estudante entrou na Justiça e conseguiu direito de continuar participando do concurso

Cidades|Do R7, com Fala Brasil

Luan Nogueira Lima procurou a Justiça para conseguir continuar participando de concurso
Luan Nogueira Lima procurou a Justiça para conseguir continuar participando de concurso Luan Nogueira Lima procurou a Justiça para conseguir continuar participando de concurso

O estudante Luan Nogueira Lima se preparou durante cinco anos para ser soldado da Polícia Militar do Pará, mas foi reprovado na segunda fase do concurso por ter uma tatuagem de dragão nas costas. Segundo a organização do concurso, o desenho ficaria visível no uniforme da polícia e isso poderia comprometer a imagem do soldado.

Inconformado com a justificativa, Lima procurou a Justiça. A Defensoria Pública do Estado entrou com uma ação contra a organização do concurso, pedindo que a decisão fosse revista, já que a eliminação teria sido ilegal e preconceituosa, como explica o estudante. 

— [Foi] uma decisão arbitrária... A constituição diz que em termos de concursos públicos militares não necessariamente tem que existir uma tatuagem para ser eliminado. Só se essa tatuagem fizer apologia à criminalidade.

Leia mais notícias de Cidades

Publicidade

Segundo o defensor Anderson Pereira, mesmo que a regra estivesse no edital, não existe nenhuma lei que proíba o candidato a ter tatuagens no corpo

— Nesse caso nós analisamos o edital e verificamos que essas condições impostas eram arbitrárias e ilegais e foi reconhecido agora por sentença judicial. No caso dele, era uma tatuagem nas costas e de forma alguma durante a atuação dele como PM vai ficar visível.

A Justiça suspendeu a decisão administrativa e agora Lima poderá participar das outras fases do concurso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.